Capacitação para agentes comunitários de saúde: Contribuições do pet-saúde/graduasus de enfermagem

Autores

  • Lais Cristina Pereira da Costa Gomes Universidade do Estado do Pará
  • Alice Dayenne Moraes Universidade do Estado do Pará
  • Idehize Oliveira Furtado Lima
  • Giovana Karina Lima Rolim Universidade do Estado do Pará
  • Samantha Pereira Caldas
  • Ludimila Magalhães Rodrigues da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i1.6173

Palavras-chave:

Educação Permanente. Enfermagem. Aprendizagem Baseada em Problemas.

Resumo

A Educação Permanente pautada na metodologia da problematização e na andragogia, é uma importante estratégia de gestão frente a consolidação e aprimoramento dos profissionais que já atuam na Atenção Primária. Nesse contexto, o PET-Saúde/GraduaSUS Enfermagem se propôs a realizar uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde de uma Estratégia de Saúde da Família do município de Belém/PA. A metodologia utilizada para desenvolver esse trabalho permitiu identificar os problemas com base na realidade e necessidades da atuação profissional, além de tornar possível a discussão e visualização de alternativas capazes de aprimorar o saber teórico-prático e consequentemente melhorar a assistência prestada por esses profissionais a comunidade. A partir da capacitação baseada nos aspectos da andragogia, notou-se que a as dinâmicas e exercícios de reflexão potencializaram o processo de assimilação das discussões realizadas entre discentes e profissionais, a partir de temáticas como relacionamento interpessoal no trabalho, direitos e deveres dos agentes comunitários de saúde com ênfase na visita domiciliar e estratificação de risco familiar. Logo, pode-se inferir que a realização de capacitações com temas relevantes para o contexto em que o serviço está inserido é de suma importância para efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Ressalta-se ainda que esse trabalho cumpriu seu objetivo em instigar a discussão dos problemas e das soluções voltadas a realidade de atuação dos profissionais da unidade, enquanto equipe e mediador do processo assistencial realizado na comunidade, além de somar significativa experiencia frente a futura prática profissional das discentes envolvidas no processo de capacitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais Cristina Pereira da Costa Gomes, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica de Enfermagem

Membro do PET-Saúde GraduaSUS (2017-2018)

Alice Dayenne Moraes, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica de Enfermagem

Membro do PET-Saúde GraduaSUS (2017-2018)

Giovana Karina Lima Rolim, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica de Enfermagem

 

Referências

BRACARENSE, C. F.; COSTA, N. S.; DUARTE, J. M.G.; FERREIRA, M. B. G.; SIMÕES, A. L. A.; Qualidade de vida no trabalho: discurso dos profissionais da Estratégia Saúde da Família. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 19, n. 4, p. 542-548, 2015.

BRASIL, Ministério da Casa Civil. Lei Nº 11.350 de 05 de Outubro de 2006. Regulamenta o § 5o do art. 198 da Constituição, dispõe sobre o aproveitamento de pessoal amparado pelo parágrafo único do art. 2o da Emenda Constitucional no 51, de 14 de fevereiro de 2006, e dá outras providências. Diário Oficial da União; Poder Executivo, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET – Saúde. Diário Oficial da União; Poder Executivo, 2008.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. O trabalho do agente comunitário de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 3. de 7 de Novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, 2001.

DOS REIS REBESCHINI, L.; FORNASIN, A. V.; MARTINS, E. Relacionamento interpessoal e gestão de conflitos: intervenção prática em agência de emprego de emprego. Revista Sul Americana de Psicologia, v. 5, n. 1, p. 105, 2017.

DUARTE, S. J. H.; PEREIRA, J. G.; DOS SANTOS, N. C.; PEREIRA, G. A. S.; PEREIRA, W. R. Contribuições do pet-saúde da família na formação de enfermeiros e médicos no município de cuiabá, MT. Ciência, Cuidado e Saúde, v.11, n.4, p.813-819, 2012.

FORMOZO, G. A.; OLIVEIRA, D. C.; COSTA, T. L.; GOMES, A. M. T. As Relações Interpessoais no Cuidado em Saúde: uma aproximação ao problema. Revista Enfermagem UERJ, v.20, n.1, p. 124-127, 2012.

GONTIJO, I. P. Andragogia como ferramenta de educação em saúde. Evidência, Araxá, v. 12, n. 12, p. 97-109, 2016. Disponível em: <http://www.uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/view/499/478>. Acesso em: 10 Jan. 2018.

MELO, R. H. V.; VILAR, R. L. A.; FERREIRA, A. F.; PEREIRA, E. J. S.; CARNEIRO, N. E. A.; FREITAS, N. G. H. B.; DINIZ JR, J. Análise de risco familiar na estratégia saúde da família: uma vivência compartilhada entre preceptores, discentes e agentes comunitários de saúde. Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde, v.3, n.4, 2014.

MOURA, F. M. N.; MARINHO, A. D. P.; OLIVEIRA, L. L. SANTOS, M. L.; LIMA, V. G. F.; FEITOSA, I. S.; JÚNIOR, O. L. A.; FERREIRA, M. J. M. Potencialidades e desafios para a aplicação da escala de risco familiar na atenção primária em saúde. Journal of Health & Biological Sciences, v. 3, n. 4, p. 218-223, 2015.

SANTOS, C. C. R. Andragogia: Aprendendo a ensinar adultos. Artigo. NOV/2006. http://www. aedb. br/seget/artigos10/402_ ArtigoAndragogia. pdf. Acesso em, v.2, n.04, 2014.

VIANA, D. M.; ARAÚJO, R. S.; VIEIRA R. M.; NOGUEIRA, C. A.; OLIVEIRA, V. C.; RENNÓ, H. M. S. A educação permanente em saúde na perspectiva do enfermeiro na estratégia de saúde da família. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, v.5, n.2, p.1658-1668, 2015.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Gomes, L. C. P. da C., Moraes, A. D., Lima, I. O. F., Rolim, G. K. L., Caldas, S. P., & da Cunha, L. M. R. (2019). Capacitação para agentes comunitários de saúde: Contribuições do pet-saúde/graduasus de enfermagem. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(1), 14–18. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i1.6173

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)