Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6239

Palavras-chave:

Kahoot, gamificação, metodologia ativa

Resumo

O presente relato de experiência retrata uma intervenção no ambiente acadêmico do curso de graduação em odontologia com o uso da Gamificação na disciplina de Bioética e estratégias de aprendizagem mais modernas nas disciplinas de Histologia e Embriologia, com objetivo de promover a interatividade e aprendizagem colaborativa sobre os conteúdos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo de natureza qualitativa com alunos do curso de graduação em odontologia. O instrumento de coleta de dados utilizado foi à observação em sala de aula. Os resultados apontaram que as ferramentas ativas em sala de aula facilitaram a motivação e o aprendizado diante do diferente, lúdico, instigante e atrativo, da resposta imediata, da flexibilidade do pensamento, do desenvolvimento do raciocínio lógico e do foco de atenção e concentração. Por fim, viu-se, nesse caso, que pequenas ações, buscando modernizar alguns métodos e recursos de ensino, podem levar a aprendizagens bem mais significativas e efetivas do que ao usar o modelo tradicional de ensino.

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Biografia do Autor

Kalena de Melo Maranhão, Universidade Mauricio de Nassau - Polo Belém

Especialista em Endodontia pela UFPA-PA

Especialista em Ortodontia pela ESAMAZ - PA

Mestre em Clínica Odontológica pela UFPA-PA


Ana Cássia de Souza Reis, Escola Superior da Amazônia

Especialista em Endodontia pela São Leopoldo Mandic – Brasília-DF

Especialista em Gestão em Saúde Pública pela UFPA-PA

Mestre em Clínica Odontológica pela UFPA-PA


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Publicado

2019-08-24

Como Citar

Maranhão, K. de M., & Reis, A. C. de S. (2019). Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(3), 1–7. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6239

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