Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa

Autores

  • Celso Augusto de Barros Salvador
  • José Pedro Toniosso
  • Lilian Donizete Pimenta Nogueira
  • Silveria Peixoto Laredo Centro Universitário UNIFAFIBE

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6466

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Capacitação.

Resumo

A Simulação Realística representa um método de ensino inovador, baseado em ambientes e diretrizes assistenciais que agregam a complexidade do aprendizado em caráter integral, oportunizam a formação de profissionais autônomos, protagonistas em sua aprendizagem. O presente estudo busca revisar na literatura a utilização da simulação realística como estratégia de ensino para a formação de profissionais de saúde, além de identificar e descrever suas oportunidades, limitações e efetividade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram selecionados artigos publicados no período de 2010 a 2017, nos idiomas português, inglês e espanhol. A amostra, constituída por 29 artigos, permitiu identificar que o emprego da simulação realística requer, além de aplicação e investimentos, o preparo, planejamento e, sobretudo, a iniciativa e empenho de educadores que atribuam valores significativos ao processo de ensino aprendizagem, possibilitando a construção de novos meios que resultem na reestruturação da pedagogia tradicional e, consequentemente, contribuam para a formação de profissionais, mais críticos, reflexivos, capacitados e aptos para atuação. Espera-se que as reflexões tecidas sustentem a aplicação de novas experiências nos mais diversificados cenários e contribuam para a elaboração de estudos que evidenciem a utilização desta metodologia ativa para o ensino em saúde.

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Biografia do Autor

Silveria Peixoto Laredo, Centro Universitário UNIFAFIBE

Graduada em Enfermagem

Pós Gradiuação em Enfermagem do Trabalho

Licenciatura em Enfermagem 

MBA em getão de pessoas

Mestrado em Bioengenharia pela USP-São Carlos

Doutoranda pela UNAERP

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

Salvador, C. A. de B., Toniosso, J. P., Nogueira, L. D. P., & Laredo, S. P. (2019). Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(4), 58–64. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.6466

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