Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7651

Palavras-chave:

Jogos, Lúdico, Parasitologia.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a aplicação de um jogo de tabuleiro na forma de tapete, como ferramenta de ensino e aprendizagem de conteúdos da área de Parasitologia. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa com a observação das jogadas e quantitativa através da utilização de um questionário antes e após a execução do jogo, aos graduandos dos cursos de Biomedicina e Medicina de uma Universidade Pública e Enfermagem e Farmácia de uma Universidade Particular. O questionário continha seis questões objetivas e cinco questões sobre a satisfação do tapete como uma ferramenta de ensino. Quando os estudantes de todos os cursos foram indagados: “o jogo aplicado é de fácil entendimento” e se eles “possuíam afinidade por alguma metodologia lúdica”, 46 alunos (92%) responderam que sim; 47 (94%) se identificaram com essa metodologia lúdica; 45 estudantes (90%) acham que mais atividades lúdicas como esta deveriam ser propostas em sala de aula e 48 alunos (98%) afirmaram que o jogo auxiliou na fixação do assunto, devido a estes resultados, observamos que a utilização desta atividade lúdica em sala de aula foi uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem e que houve aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas de Parasitologia.

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Publicado

2020-01-03

Como Citar

Santos, K. R. dos, de Lemos, M. P. F., Araújo, H. O., de Oliveira, J., de Sousa Júnior, S. C., & Melo Fonseca, B. M. da S. (2020). Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(1), 70–79. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i1.7651

Edição

Seção

Artigos