Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência

  • Mylena Medeiros Simões
  • Maria Francyherla Miguel da Silva Leite
  • Fernanda Matias Cariri Marques
  • Jucihermes de Almeida Mariano
  • Maurício André Campos de Medeiros
  • Abrahão Alves Oliveira Filho Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

A monitoria acadêmica possui função essencial no aperfeiçoamento dos conhecimentos, bem como na solução das adversidades que dificultam o aprendizado eficiente e apropriado de determinados conteúdos ou técnicas.  Uma vez que, o monitor tem como função esclarecer as eventuais dúvidas da turma, além de servir como elo entre professor e aluno, facilitando a comunicação, compreensão, e a difusão de aprendizagem. Assim, o trabalho teve como objetivo a realização de um relato de experiência pela atividade de monitoria de bioquímica nos períodos 2019.1 e 2019.2 no curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da UFCG. Sendo que, a maioria dos alunos obteve êxito ao concluir a disciplina, evidenciando a monitoria como um fator relevante tanto para monitores, quanto para os alunos monitorados, exercendo uma ação positiva no processo de aprendizagem. Além disso, essa prática é imprescindível para aperfeiçoar e, eventualmente despertar a vocação docente dos estudantes. Dessa maneira, a presença do monitor na disciplina de bioquímica auxilia nas atividades desenvolvidas, bem como facilita o processo de assimilação dos conteúdos abordados.

Biografia do Autor

Abrahão Alves Oliveira Filho, Universidade Federal de Campina Grande
Farmacêutico-Bioquímico formado na Universidade Federal da Paraíba no ano de 2009. Especialista em Análises Clínicas e em Citologia Clínica pela Faculdade Cathedral - RR. Mestre e Doutor em Farmacologia pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Campina Grande-PB
Publicado
2021-09-06
Como Citar
Medeiros Simões, M., Francyherla Miguel da Silva Leite, M., Matias Cariri Marques, F., de Almeida Mariano, J., André Campos de Medeiros, M., & Oliveira Filho, A. A. (2021). Monitoria acadêmica de bioquímica no curso de Ciências Biológicas da UFCG: um relato de experiência. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 11(2), 184-187. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8368
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)