Estudo descritivo das disciplinas específicas das Ciências da Medicina Veterinária ofertadas nos cursos de graduação do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9429

Palavras-chave:

Carga horária, Educação veterinária, Formação generalista

Resumo

As áreas de atuação de profissional formado em um curso de bacharelado em Medicina Veterinária são bastante amplas. Suas atividades vão além a prática clínica e cirúrgica, em prol da saúde dos animais, elas estão relacionadas com a criação dos animais domésticos, bem com a produção e inspeção de seus respectivos produtos e derivados, passando pelo envolvimento com ações de defesa sanitária animal, que se interligam as ações de saúde pública. Para estar apto a atuar de forma tão plural, o médico veterinário precisa ser formado, de modo a interagir de forma igualitária e equilibrada com todas as áreas de atuação, por meio das disciplinas dos cursos de graduação. Desta forma, objetivou-se com o presente trabalho conhecer como tem sido feita a distribuição dos conteúdos formativos específicos dos cursos de graduação em Medicina Veterinária do Brasil. Utilizou-se de um estudo exploratório, descritivo e quantitativo, por meio da técnica de análise documental. Em que os objetos de estudo foram matrizes curriculares dos cursos de graduação em Medicina Veterinária registrados no sistema de informática do Ministério da Educação. Constatou-se que as áreas da Ciências da Medicina Veterinária apresentam muita diferença no quantitativo de horas disponibilizadas, não havendo um equilíbrio entre os conteúdos. A Clínica Veterinária conta com 52,4% da carga horária, seguida de 23,8% para Zootecnia e Produção Animal, 13,4% para Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, 9,3% para Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, e 1,1% para outras disciplinas. Esse influxo de uma área de atuação profissional em detrimento das demais se torna lesivo a formação do discente, pois perde o propósito inicial da profissão que é a manutenção do bem-estar humano, por intermédio dos cuidados com a saúde animal.

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Biografia do Autor

Eric Mateus Nascimento de Paula, Centro Universitário de Mineiros, Mineiros,Goiás

Docente do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Mineiros, Mineiros,Goiás 

Juliana Bruno Borges Souza, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás

Mestranda em Biociência Animal da Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás

Thaynara Souza Moreira, Médica Veterinária Autônoma

Médica Veterinária pelo Centro Universitário de Mineiros, Mineiros, Goiás

Carolina de Alvarenga Cruz, Universidade Estadual Paulista, São Paulo

Doutora em Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São Paulo

Raphaella Barbosa Meirelles-Bartoli, Universidade Federal de Jataí,Jataí,Goiás

Docente do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Jataí, Jataí,Goiás

Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal, São Paulo

Docente do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal, São Paulo

 

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Paula, E. M. N. de, Souza, J. B. B., Moreira, T. S., Cruz, C. de A., Meirelles-Bartoli, R. B., & Carvalho, A. A. B. (2023). Estudo descritivo das disciplinas específicas das Ciências da Medicina Veterinária ofertadas nos cursos de graduação do Brasil. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(2), 147–154. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9429

Edição

Seção

Artigos