Armadilhas de Aedes: fragilidades e dificuldades no processo de educação em saúde

Autores

  • Letícia dos Santos Querino Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, Paraíba, Brasil
  • Thiemmy de Souza Almeida Guedes Universidade Estadual do Vale do Acaraú-Ceará
  • Marília Andreza da Silva Ferreira Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Resumo

O objetivo desse estudo é relatar a experiência sobre educação em saúde em relação  ao Aedes aegypti em um campus universitário no interior da Paraíba durante um experimento de campo com armadilhas de oviposição. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem descritiva, sobre a vivência de um experimento com ovitrampas em um campus universitário e as ações educativas contra o Aedes aegypti da Universidade Federal de Campina Grande, realizado entre 2019 e 2020. A instalação das armadilhas foi realizada de acordo com as preferências ambientais do vetor e houve divulgação através de redes sociais. Realizaram-se 39 vistorias semanais e durante esse período, foram feitas ações individuais e coletivas de educação em saúde. Durante esses diálogos, constatou-se a necessidade de ações permanentes, pois o diálogo com a comunidade acadêmica inicialmente foi pautado por uma prática bancária, imediatista e buscando soluções de curto prazo. Foi possível perceber as fragilidades no conhecimento, como familiaridade com termos científicos sem conhecer seu significado e desconhecimento sobre a multicausalidade das arboviroses. Houve temor e rejeição em relação a ovitrampa. O projeto buscou empoderar a comunidade acadêmica  através de um olhar baseado na prevenção e promoção em saúde, com vistas ao combate ao vetor Aedes aegypti, através da veiculação de informações e demonstração do ciclo biológico. Percebe-se o conhecimento fragmentado sobre aspectos do vetor e da doença, a urgência de soluções de médio e longo prazo e é primordial que iniciativas de intercâmbio entre universidade e profissionais de saúde sejam realizadas, além de práticas extensionistas voltadas  à comunidade acadêmica.

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Biografia do Autor

Letícia dos Santos Querino, Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba

Thiemmy de Souza Almeida Guedes , Universidade Estadual do Vale do Acaraú-Ceará

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Ceará. Especilaista em Saúde Coletiva pela Faculdade Futura/ FAVENI

Marília Andreza da Silva Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Graduada em Biomedicina pelas Faculdades Integradas de Patos, Paraíba. Mestra em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Querino, L. dos S., Guedes , T. de S. A., & Ferreira, M. A. da S. (2022). Armadilhas de Aedes: fragilidades e dificuldades no processo de educação em saúde. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 12(4), 371–377. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9466

Edição

Seção

Artigos