Plataformas digitais na pandemia da COVID-19 como ferramenta de ensino e produção de material didático

Autores

Palavras-chave:

COVID-19, Materiais de ensino, Filme e vídeo educativo, Teaching materials, Instructional film and video

Resumo

A pandemia da COVID-19 se tornou uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, que gerou consequências importantes na educação básica, técnica, tecnológica e superior. Tendo em vista esse cenário, algumas adaptações foram necessárias no método ensino-aprendizado, para que os alunos não ficassem prejudicados neste momento de restrição de atividades presenciais. Assim, a Escola Técnica em Saúde (ESTES) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de utilizar variadas metodologias e plataformas online para ministrar as aulas, publicou um edital em parceria com a Faculdade de Odontologia da UFU (FOUFU) para um programa de monitoria e auxílio pedagógico à disciplina de Anatomia, Escultura e Oclusão do Curso Técnico em Prótese Dentária (CTPD). Os alunos  bolsistas do projeto utilizaram de diversas plataformas digitais para a confecção de materiais didáticos a fim de auxiliar os estudos dos alunos do CTPD/ESTES/UFU. Esses materiais produzidos pelos bolsistas do projeto foram repassados aos alunos do CTPD, sendo disponibilizados para download e futuros estudos, contribuindo para sua formação. Desta forma, a utilização de plataformas digitais durante o período de ensino remoto, contribuiu para uma melhoria na integração aluno-professor e para ampliar os métodos de ensino-apredizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, L. G. N.; BEZERRA, I. Q.; PERALTA, S. L. A importância da monitoria de oclusão e escultura dental no aprendizado teórico-prático dos alunos de graduação em odontologia. Anais Conexão FAMETRO 2018: Criatividade e inovação – XIV Semana Acadêmica (ISSN: 2357-8645), p.1-6.

ANJOS, A. M. Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizado eletrônico e ambientes virtuais de aprendizagem. In: MACIEL, C. Ambientes virtuais de aprendizagem. Mato Grosso: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2012. cap.1, p.11-58.

CALDERARI, E.B.; VIANNA, F. R. P. M.; MENEGHETTI, F. K. Professores o tempo todo: um estudo sobre as condições materiais, físicas e psicológicas de docentes no ensino superior durante a pandemia do covid-19. Revista Eletrônica de Administração, v.28, n.2, p.487-524, 2022. DOI: 10.1590/1413-2311.356.112251

CASTIONI, R.; MELO, A. A. S.; NASCIMENTO, P.; RAMOS, D. L. Universidades federais na pandemia da COVID-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.29, n141, p.399-479, 2021. DOI: 10.1590/S0104-40362021002903108

CASTRO, G. F. S.; ELIZEU, B. O.; AMADEI, S. U.; Desafios dos estudantes de odontologia frente à pandemia da covid-19. Revista Ciência Saúde, v.7, n.2, p.30-37, 2022.

CRUZ, J. H. A.; SILVA, R. L. B.; JUNIOR, F. P. A.; GUÊNES, G. M. T.; ALMEIDA, M. S. C.; MEDEIROS, L. A. D. M.; FIGUEIREDO, C. H. M. C. A importância da anatomia e escultura dental para prática de procedimentos clínicos odontológicos. Revista Saúde & Ciência Online, v.7, n.1, p.76-85, 2018. DOI: 10.35572/rsc.v7i1.82

CUNHA, T. C. K. O.; ERDMANN, A. L.; BALSANELLI, A. P.; CUNHA, C. L. F.; LOPES NETO, D.; XIMENES NETO, F. R. G.; SANTOS, J. L. G.; LOURENÇÃO, L. G. Ações e estratégias de escolas e departamentos de enfermagem de universidades federais frente à covid-19. Enfermagem em Foco, v.11, n.1, p.45-57, 2020. DOI: 10.21675/2357-707X.2020.v11.n1.ESP.4115

FERNANDES NETO, A. J.; NEVES, F. D. das; SIMAMOTO JUNIOR, P. C. Oclusão. 1. ed. São Paulo: Artes Médicas; 2013. 160p.

GUO, H.; ZHOU, Y.; LIU, Z.; TAN, J. The impacto of the COVID-19 epidemic on the utilization of emergency dental services. Journal of Dental Sciences, v.15, n.4, p.564-567, 2020. DOI: 10.1016/j.jds.2020.02.002

LIMA, J. M. M.; BETANCOURT, J. C.; CARBALLO, O. M. S.; SÁNCHEZ, O. R. S. Importancia del conocimiento de la anatomia dental para su aplicación em la pratica clinica. Anais do Morfovirtual, 2020 (V Congreso virtual de Ciencias Morfológicas e V Jornada Científica de la Cátedra Santiago Ramón y Cajal), p 1-12.

LIMEIRA, G. N.; BAISTA, M. E. P.; BEZERRA, J.S. Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v.9, n.10, p.e2219108415, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8415

MACHADO, R. A.; BONAN, P. R. F.; PEREZ, D. E. C.; MARTELLI JÚNIOR, H. COVID-19 pandemic and the impacto n dental education: discussing current and future perspectives. Brazilian Oral Research, v.34, n.e.083, p.1-6, 2020. DOI:10.1590/1807-3107bor-2020. vol34.0083

MELO, C. M.; ALVES, D. C.; SOUZA, F. B.;; ZANI, H. P.; FONTOURA, H. S.; NISHI, M.; PRADO, R. S.; MARTIN, V. C.; SILVA, R. M.; COSTA, W. S. A percepção dos discentes do curso de fisioterapia frente ao ensino remoto durante a pandemia. Anais do 39° Seminário de Atualização de Práticas Docentes, v.2, n.2, 2022.

PEREIRA, I. M. S.; DIAS, E. A. M. G. S.; GERMANO, J. V. V.; MACÊDO, P. J. A. Relato de experiência como facilitadora do curso técnico em prótese dentária pelo Centro Formador de Recursos Humanos – CEFOR/RJ. Bazilian JOurnal of Health Review, v.3, n.4, p.11293-11303, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n4-375.

PEREIRA, V. C.; SILVA, C. B. M.; MACIEL, C. Recursos e atividades para materiais autoinstrucionais em AVA. In: MACIEL, C. Ambientes virtuais de aprendizagem. Mato Grosso: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2012. cap. 3, p.91-120.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia da COVID-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Revista Interfaces Científicas – Educação, v.10, n.1, p.41-57, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57

SOARES, L. V.; COLARES, M. L. I. S.; Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, v.12, n.28, p.19-41, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41

SOUZA, L. L. A.; SANTOS, A. C. O.; TONUS, M. Educação e ambiente virtuais de aprendizagem: o uso do moodle em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de UberlÂndia/UFU. Múltiplos Olhares, v.1, n.1, p.11-58, 2012.

Downloads

Publicado

2023-04-26

Como Citar

Rodrigues, J. S., Pereira, Y. W. S., Allig, G. R., Peres, T. S., & Silvério, M. G. de C. (2023). Plataformas digitais na pandemia da COVID-19 como ferramenta de ensino e produção de material didático. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(2), 93–97. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9613

Edição

Seção

Artigos