Relato de Experiência: Capacitação do técnico de enfermagem como multiplicador de boas práticas no cenário assistencial

Autores

  • Caroline Oliveira Hospital Sírio-Libanês
  • Margarete Maria Rodrigues
  • Helena Scaranello Araújo Miyazato
  • Candida Marcia de Brito
  • Alessandra Marin

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i1.9770

Resumo

Introdução: Um dos grandes desafios das instituições de saúde é dispor de profissionais qualificados; o técnico de enfermagem é uma das categorias mais numerosas presentes nesse cenário e por muito tempo seu trabalho foi associado apenas ao esforço manual e físico, converter este paradigma tecnicista implica na reformulação de suas atribuições. Objetivo: Apontar possibilidades de avanços no escopo de trabalho do técnico de enfermagem descrevendo de que forma acontece o treinamento para o desempenho deste profissional nesse novo papel. Método: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência de um hospital privado e filantrópico de grande porte da cidade de São Paulo. Resultados: No período de 2010-2022 foram treinados 1.981 técnicos de enfermagem. Este profissional a princípio é indicado pela liderança direta que utiliza como critérios de escolha: disposição e motivação em disseminar o conhecimento, saber com exatidão a execução da tarefa que precisa ser difundida, ter compromisso com a empresa, ser instigado à atualização contínua, possuir habilidade de adaptação as mudanças, ser organizado e ter a capacidade de racionalizar custos inerentes a assistência. O treinamento possui diferentes estratégias de ensino para a turma de formação e de atualização. Conclusão: A construção de subsídios para o embasando contínuo e a atualização do técnico de enfermagem como multiplicador de conhecimento, além de garantir um diferencial para este profissional, partindo do princípio que a educação é ampliada à medida que se compartilha, gera valor para a empresa refletindo na manutenção e multiplicação in loco dos processos e dos valores da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Parecer CNE/CEB nº 16 de 26 de novembro de 1999. Diretrizes Curriculares para Educação Profissional de Nível Técnico. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1999.

CROSSETTI, Maria da Graça Oliveira et al. Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 30, p. 732-741, 2009.

DELUIZ, Neise. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: escolar para o currículo. Boletim técnico do Senac, v. 27, n. 3, p. 12-25, 2001.

KOBAYASHI, Rika M.; LEITE, Maria Madalena Januário. Formação de competências administrativas do técnico de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 12, p. 221-227, 2004.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. A avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 10, n. 02, p. 137-147, 2005.

PRADO, Marta Lenise do et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Escola Anna Nery, v. 16, p. 172-177, 2012.

RAMOS, Mariana Martins; BONVICINI, Constance Rezende. Estudo das Competências: profissionais da saúde. Psicologia e Saúde em debate, v. 2, n. Ed. Esp. 1, p. 28-40, 2016.

SANTOS, Mateus Casanova dos; LEITE, Maria Cecília Lorea. A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 31, p. 552-556, 2010.

SANTOS, Claudemir I.; VIEIRA, N. S. Aprendizagem organizacional: do taylorismo ao ócio criativo. SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, V, 2008. Disponível em: https://www.aedb.br › seget › arquivos › artigos08. Acesso em: 10 jun. 2022.

SOUZA, Danyelle Rodrigues Pelegrino de; SOUZA, Mariza Borges Brito de. Interdisciplinaridade: identificando concepções e limites para a sua prática em um serviço de saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 11, n. 1, 2009.

Downloads

Publicado

2023-04-17

Como Citar

Oliveira, C., Margarete Maria Rodrigues, Helena Scaranello Araújo Miyazato, Candida Marcia de Brito, & Alessandra Marin. (2023). Relato de Experiência: Capacitação do técnico de enfermagem como multiplicador de boas práticas no cenário assistencial. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(1), 88–92. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i1.9770

Edição

Seção

Artigos