Simulação realística no ensino médico: como construir um caso de intoxicação por cocaína

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9800

Palavras-chave:

Treinamento por simulação, Simulação de paciente, Intoxicação, SimZones, Pearls

Resumo

A simulação realística desempenha um papel importante na transição dos estudantes para o contexto real, permitindo uma conduta segura e sistematizada, garantindo maior segurança ao paciente. A cocaína é uma das drogas mais utilizadas no mundo, sendo seu uso associado a efeitos decorrentes da toxicidade aguda, principalmente os cardiovasculares. O objetivo primário deste trabalho foi elaborar um caso simulado de intoxicação por cocaína, além de abordar os estágios necessários para construção de um cenário em simulação médica. O cenário foi desenvolvido no Centro de Simulação Realística UNILUS com utilização do simulador de alta fidelidade CAE Apollo Prehospital. Para o desenvolvimento foram utilizadas as ferramentas SMART, PEARLS e conceitos de SimZones. O caso descrito conta com todas as informações pertinentes a sua programação e execução como: sinais vitais, falas do paciente, pontos de discussão e checklist para avaliação da simulação. Concluímos que esta metodologia proporciona uma importante etapa na formação do profissional, garantindo uma assistência segura aos futuros pacientes.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Marinho, S. D., Santos, L. S., Silva, G. R., Pfuetzenreiter Júnior, E. G., & Bach Hi, E. M. (2023). Simulação realística no ensino médico: como construir um caso de intoxicação por cocaína. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(2), 187–192. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i2.9800

Edição

Seção

Artigos