CLIMATIC VARIATION IN THE BREJO PARAIBANO AND HIS

Authors

  • Lourival Ferreira Cavalcante CCA/UFPB
  • Melcior Naelson Batista da Silva Embrapa - CNPA
  • Adriana Araújo Diniz CCA/UFPB
  • Ítalo Herberth Lucena Cavalcante UFPI
  • Vinícius Batista Campos

Abstract

Foi conduzido um experimento em campo, no período de março/2002 a abril/2003, no município de Remígio – PB, usando blocos casualizados em esquema fatorial 3x2x2, para avaliar os efeitos da condutividade elétrica da água de irrigação: 0,5; 1,5 e 2,5 dS m-1, em covas com e sem revestimento plástico nas faces laterais contra as perdas hídricas, na ausência e presença de cobertura morta do solo, sobre a partição de biomassa do maracujazeiro – amarelo. A salinidade da água de irrigação inibiu a biomassa das raízes, das folhas das plantas e a massa média dos frutos. O aumento do teor salino da água, independentemente da cobertura do solo e do revestimento lateral das covas contra as perdas hídricas, também reduziu a alocação de biomassa para as folhas. Apesar da cobertura e revestimento das covas manterem o solo mais úmido a salinidade da água elevou significativamente o caráter salino do solo. A alocação de biomassa para os ramos, em geral, foi inferior nos tratamento com cobertura do solo e com maior valor nas plantas irrigadas com água de 1,5 dS m-1. A cobertura morta e o revestimento das covas promoveram maior alocação de biomassa para as raízes das plantas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lourival Ferreira Cavalcante, CCA/UFPB

Prof. Dr. DSER, CCA, UFPB, atuando nos seguintes temas: Física do solo, manejo e conservação de solo e água afetado por sais, frutíferas tropicais e biofertilizantes.

Melcior Naelson Batista da Silva, Embrapa - CNPA

Pesquisador da Embrapa - CNPA, atuando nos seguinte temas: Algodão orgânico, metodologias participativas, sistemas de produção orgânico.

Adriana Araújo Diniz, CCA/UFPB

Doutoranda em Agronomia pelo PPGA, atuando nos seguintes temas: Maracujazeiro-amarelo e manejo de solo e água

Ítalo Herberth Lucena Cavalcante, UFPI

Prof. UFPI, Doutorando em Produçao Vegetal pela FCAV, Unesp, atuando nos seguintes temas: Propapação de plantas, fruteiras exóticas, nutrição de plantas.

Published

26-08-2008

How to Cite

CAVALCANTE, L. F.; DA SILVA, M. N. B.; DINIZ, A. A.; CAVALCANTE, Ítalo H. L.; CAMPOS, V. B. CLIMATIC VARIATION IN THE BREJO PARAIBANO AND HIS. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 26–34, 2008. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/111. Acesso em: 30 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>