MACRO E MICRONUTRIENTES NO SOLO, FOLHAS E FRUTOS DE NONI (Morinda citrifolia), EM SÃO LUÍS - MA

Authors

  • João José Mendes Silva UEMA
  • Lourival Ferreira Cavalcante UFPB
  • Leonardo Fonseca Rocha UFPI
  • Járisson Cavalcante Nunes UFPB
  • Antonio João Lima Neto UFPB

Abstract

Uma avaliação da fertilidade de um Argissolo Vermelho Amarelo Distrófico e dos teores de macronutrientes, micronutrientes e sódio nas folhas e frutos noni (Morinda citrifolia), foi feita em um pomar com dois anos, instalado no espaçamento de 4m x 4m, em São Luís, Maranhão.  Uma área com as 40 plantas foi dividida em quatro novas áreas contendo 10 plantas. Em cada área, o material de solo foi coletado nas camadas de 0-20 e de 20-40 cm em cada quadrante de cada uma das plantas selecionadas transformadas em três amostras para avaliação da fertilidade, micronutrientes e sódio. Amostras de folhas de todas as plantas foram obtidas do primeiro terço (ápice), do segundo terço (terço mediano) e do terceiro terço (terço basal) da copa do noni. Procedimento semelhante foi adotado também para a avaliação da mesma composição na matéria seca de frutos recém-formados, frutos pequenos, frutos médios, frutos próximos à maturação e em frutos maduros. Pelos resultados o solo estava deficiente em matéria orgânica, cálcio, magnésio, possuia tores médios de fósforo e boro, elevados de ferro, manganês e zinco. As sequências de acumulação de macronutrientes, micronutrientes e sódio na matéria seca das diferentes folhas e dos frutos de noni com diferentes idades foram: a) N>K>S>P>Ca>Mg e Mn>Fe>Na>B>Zn; b) K>N>S>P>Ca>Mg e Mn>Fe>Na>B>Zn.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antonio João Lima Neto, UFPB

Antonio João de Lima Neto, Licenciado em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba em 2007, Granduando em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, com conclusão prevista para 2011, Bolsista de Iniciação Cientifica CNPq/UFPB no período de Outubro de 2008 a Julho de 2011.

Published

03-03-2011

How to Cite

SILVA, J. J. M.; CAVALCANTE, L. F.; ROCHA, L. F.; NUNES, J. C.; LIMA NETO, A. J. MACRO E MICRONUTRIENTES NO SOLO, FOLHAS E FRUTOS DE NONI (Morinda citrifolia), EM SÃO LUÍS - MA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 123–133, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/795. Acesso em: 24 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)