DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE COUVE-FOLHA EM FUNÇÃO DO USO DE EXTRATO DE ALGA (Ascophyllum nodosum)

Authors

  • Cillas Pollicarto da Silva
  • Kaio Gráculo Vieira Garcia
  • Roseano Medeiros da Silva UFERSA
  • Lenilton Alex de Araújo Oliveira
  • Mauro da Silva Tosta

Abstract

A couve folha (Brassica oleracea L.) pertence à família das Brassicaceae, desta família é a espécie que mais se assemelha ao ancestral à couve silvestre, não forma cabeça e suas folhas apresentam limbo bem desenvolvido, arredondado, com pecíolo longo e nervuras bem destacadas. O objetivo deste trabalho foi testar a eficiência do uso do extrato da alga A. nodosum no desenvolvimento inicial de mudas de couve. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com quatro tratamentos, constituídos das doses (0,0; 2,0; 4,0 e 6,0 ml L-1 do extrato da alga (Ascophyllum nodosum) e cinco repetições, sendo cada parcela com dez plantas úteis. As sementes utilizadas foram da Couve-Manteiga da Geórgia da marca Topseed®. As mudas foram plantadas em vasos de polietileno preto com capacidade para 1 litro de volume, sendo o substrato composto por terra de barranco (75%) e esterco bovino curtido (25%). Aos 23 dias após a semeadura, foram feitas as avaliações: diâmetro do colo (mm); comprimento da parte aérea (cm); número de folhas (unidade de planta-1); comprimento do sistema radicular (cm); massa seca do limbo (g planta-1); massa seca da parte aérea (g planta-1); massa seca do sistema radicular (g planta-1); massa seca total (g planta-1) e relação entre a massa seca da parte aérea e massa seca do sistema radicular (v/v). O melhor desenvolvimento inicial da mudas de couve foi observado com a aplicação de 3,80 ml L-1 do extrato da alga A. nodosum (Acadian®).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Roseano Medeiros da Silva, UFERSA

Possui Graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural do Semi-Àrido - UFERSA (2010). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Adubação, Manejo e Tratos culturais em Fruticultura Tropical. Atualmente e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Fitotecnia da UFERSA.

Published

22-03-2012

How to Cite

SILVA, C. P. da; GARCIA, K. G. V.; SILVA, R. M. da; OLIVEIRA, L. A. de A.; TOSTA, M. da S. DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE COUVE-FOLHA EM FUNÇÃO DO USO DE EXTRATO DE ALGA (Ascophyllum nodosum). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 07–11, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1160. Acesso em: 26 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>