Ajuste de sete modelos de distribuições densidade de probabilidade às séries históricas de umidade relativa mensal em Mossoró – RN

Authors

  • Janilson Pinheiro de Assis Universiade Federal Rural do Semi-Árido
  • Roberto Pequeno de Sousa Universiade Federal Rural do Semi-Árido
  • Roseano Medeiros da Silva UFERSA
  • Paulo César Ferreira Linhares Universiade Federal Rural do Semi-Árido

Abstract

O objetivo deste trabalho foi verificar o ajuste de 12 séries históricas de umidade relativa mensal (%) no período de 1970 a 2007, em Mossoró - RN, à sete modelos de distribuição densidade de probabilidade Normal, Log-Normal, Beta, Gama, Log-Pearson (Tipo III), Gumbel e Weibull, através dos testes Kolmogorov-Smirnov, Qui-Quadrado, Cramer Von-Mises, Anderson Darling, Kuiper, a 10% de probabilidade e do Logaritmo da Máxima Verossimilhança. Verificou-se a superioridade do ajustamento das distribuições Gama, Gumbel e Normal, quando comparada com as outras quatro distribuições. No geral, os critérios de ajuste concordaram com a aceitação da hipótese H0. No entanto, deve-se salientar que o teste de Kolmogorov-Smirnov apresenta um nível de aprovação de uma distribuição sob teste muito elevado, o que gera uma certa insegurança aos critérios do teste, mas neste estudo como os dados são aproximadamente simétricos ele é o mais recomendado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Roseano Medeiros da Silva, UFERSA

Possui Graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural do Semi-Àrido - UFERSA (2010). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Adubação, Manejo e Tratos culturais em Fruticultura Tropical. Atualmente e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Fitotecnia da UFERSA.

How to Cite

ASSIS, J. P. de; SOUSA, R. P. de; SILVA, R. M. da; LINHARES, P. C. F. Ajuste de sete modelos de distribuições densidade de probabilidade às séries históricas de umidade relativa mensal em Mossoró – RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 01–10, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1886. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 > >>