PRODUCTIVE BEHAVIOR OF THE YELLOW PASSION FRUIT PLANT (PASSIFLORA EDULIS SIMS F. FLAVICARPA DEG.) IN FUNCTION OF DIFFERENT SOURCES OF ORGANIC MANURING

Authors

  • Jailma Ribeiro de Andrade
  • Isis Fernanda Silva Medeiros
  • Shirlyanne Ferreira da Silva
  • Claudinete Lígia Lopes Costa
  • Raimundo Andrade Andrade Universidade estadual da Paraiba

Abstract

–foi mais expressiva quando as mesmas foram submetidas à irrigação com o menor turno de rega. O cultivo do maracujá amarelo no Brasil tem grande importância pela qualidade dos seus frutos, que são ricos em sais minerais e vitaminas, tendo seu cultivo se expandido em vários estados brasileiros. A região Nordeste é o mais importante pólo produtor de maracujá do país, sendo a maior parte da produção absorvida pela indústria de suco. A presente pesquisa teve como objetivo estudar a produção do maracujazeiro-amarelo em função de diferentes fontes de adubação orgânica, cobertura do solo e turnos de rega em condições de campo, no setor de agroecologia do Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba, Campus-IV, Catolé do Rocha/PB. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados num esquema fatorial 3x2x2 com 12 tratamentos e três repetições, com três plantas úteis por parcela, constando de três fontes de matéria orgânica, F1 (cama de frago), F2 (esterco bovino) e F3 (esterco caprino), presença (C1) e ausência de Mulch (Co) e dois turnos de rega semanal, uma (T1) e duas (T2) vezes por semana, num total de 108 plantas úteis, numa área de 0,13 hectares. A irrigação é localizada do tipo gotejamento, fornecendo inicialmente 7,5 litros de água uma (T1) e duas (T2) vezes por semana, em dois turnos de rega, com o desenvolvimento da cultura e baseado nas necessidades hídricas da planta e demanda evaporativa foi elevado o volume da água de irrigação para 10 litros/água, uma (T1) e duas (T2) vezes por semana, em seguida foi adicionado um volume de água de 20 litros, uma (T1) e duas (T2) vezes por semana, e com o início da estação chuvosa, foi suspenso as irrigações, voltando a normalidade, após esse período. Os maiores valores absolutos foram obtidos nos tratamentos com esterco caprino. A produção média por planta foi de 20,34kg, já em valores absolutos a produção por planta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Raimundo Andrade Andrade, Universidade estadual da Paraiba

Departamento de Agrárias e Exatas Área: Ciências Agrárias

Published

08-02-2009

How to Cite

ANDRADE, J. R. de; MEDEIROS, I. F. S.; SILVA, S. F. da; COSTA, C. L. L.; ANDRADE, R. A. PRODUCTIVE BEHAVIOR OF THE YELLOW PASSION FRUIT PLANT (PASSIFLORA EDULIS SIMS F. FLAVICARPA DEG.) IN FUNCTION OF DIFFERENT SOURCES OF ORGANIC MANURING. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 24–27, 2009. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/144. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)