INFLUÊNCIA DO MANEJO SOBRE ALGUNS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO, APÓS TRÊS, CINCO E DEZ ANOS DE CULTIVO COM MELÃO (Cucumis melo L)

Authors

  • Talita Barbosa Abreu UFERSA
  • Tarcísio Batista Dantas UFERSA
  • Allysson Pereira dos Santos
  • Zailton Vagner Barreto da Costa
  • Claudinete Lígia Lopes Costa UFERSA

Abstract

Alterações estruturais causadas no solo pelos sistemas de manejo podem interferir no desenvolvimento radicular das culturas e na produtividade agrícola. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da mecanização agrícola sobre artributos físicos de um cambissolo háplico eutrófico, visando fornecer orientações para o adequado manejo do solo. O experimento foi desenvolvido em uma área cultivada com melão, localizada na Chapada do Apodi (5°4'22"S   37°59'08"O). Foram coletadas amostras de solos em uma área de preservação nativa (caatinga) e em áreas cultivadas durante 3, 5 e 10 anos com melão (Cucumis melo L), rotacionado com sorgo, (Sorghum bicolor L. Moench) e mucuna (Mucuna aterrina) na entre safra. Foram realizadas coletas em quatro profundidades 0-10; 0-20; 20-30 e 30-40 cm. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. As variáveis analisadas foram: densidade do solo, densidade de partículas, porosidade total e textura. Os dados foram submetidos à análise de variância sendo as médias comparadas pelo teste Scott-Knott a 5% de probabilidade. Todas as análises foram realizadas com o auxílio do software Sisvar (FERREIRA, 2007). O manejo convencional utilizado para o cultivo do melão (Cucumis melo L) aumentou a densidade do solo, porém o manejo com rotação de cultura pode ter reduzido a densidade em alguns anos de cultivo, bem como aumentado a porosidade total. Contribuiu para diminuição do tamanho das partículas do solo e para diminuição da porosidade total. A classe textural do solo em análise variou de franco–arenoso a franco argilo-arenoso, demostrando que são solos favoráveis à prática agrícola.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

29-07-2011

How to Cite

BARBOSA ABREU, T.; BATISTA DANTAS, T.; PEREIRA DOS SANTOS, A.; BARRETO DA COSTA, Z. V.; COSTA, C. L. L. INFLUÊNCIA DO MANEJO SOBRE ALGUNS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO, APÓS TRÊS, CINCO E DEZ ANOS DE CULTIVO COM MELÃO (Cucumis melo L). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 51–57, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/724. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)