Maturidade de composto orgânico de resíduos do abatedouro de frangos

Authors

  • Marcos Vinicius Winckler caldeira UFES
  • Rosita Maria Pamplona Harb Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
  • Lorena Benathar Ballod Tavares Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Huezer Viganô Sperandio UFES
  • Lucas Contarato Pilon UFES

Abstract

A compostagem é um processo básico para a reutilização dos resíduos gerados nos mais variados processos, contudo é necessário verificar a maturidade e a sanidade destes compostos para sua utilização. Objetivou-se avaliar a maturidade do composto orgânico produzido com resíduos de abatedouro de frango e diferentes materiais estruturantes (serragem de pinus, casca de arroz in natura e resíduo triturado de palmeira-real-da-Austrália), sendo misturados ou dispostos em camadas, conforme o tratamento. A compostagem foi realizada pelo método indore (sistema de leiras revolvidas). Para avaliar a maturidade dos compostos ao final de 130 dias, avaliou-se a demanda química de oxigênio (DQO), a presença de suspenção coloidal e a temperatura. Verificou-se que a utilização de carcaça de frango em compostagem é potencial como aproveitamento deste resíduo, que os compostos que utilizaram os materiais estruturantes serragem e o resíduo do processamento da Palmeira-real, mostraram-se mais eficientes no processo de compostagem e humificação dos resíduos orgânicos. Os compostos produzidos com resíduo de abatedouro de frango e casca de arroz in natura apresentaram-se imaturos para utilização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcos Vinicius Winckler caldeira, UFES

Professor D.Sc. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Rosita Maria Pamplona Harb, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Eng Agronoma. M.Sc. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Lorena Benathar Ballod Tavares, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Professora D.Sc. Bolsista de produtividade desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora.

Huezer Viganô Sperandio, UFES

Engenheiro Florestal. Mestrando em Ciências Florestais - Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa em Silvicultura e Solos Florestais. Bolsista de mestrado do CNPq.

Lucas Contarato Pilon, UFES

Engenheiro Agrônomo. Mestrando em Produção Vegetal, Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista de mestrado do CAPES.

Published

21-08-2012

How to Cite

WINCKLER CALDEIRA, M. V.; MARIA PAMPLONA HARB, R.; BENATHAR BALLOD TAVARES, L.; VIGANÔ SPERANDIO, H.; CONTARATO PILON, L. Maturidade de composto orgânico de resíduos do abatedouro de frangos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 149–155, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1268. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)