Caracterização química e informação nutricional de geléia de pimenta Cambuci orgânica (Capsicum baccatum L.).

Authors

  • Kamila de Oliveira Nascimento UFRRJ
  • Juarez Vicente UFRRJ
  • Tatiana Saldanha UFRRJ
  • José Lucena Barbosa Júnior UFRRJ
  • Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa UFRRJ

Abstract

O objetivo deste trabalho foi determinar as características físico-químicas, a composição centesimal e informação nutricional de pimenta orgânica in natura e de sua geléia como alternativa para geração de renda para a Agricultura Familiar. As pimentas submetidas ao sistema de cultivo orgânico foram obtidas no Sistema Integrado de Pesquisa em Produção Agroecológica (S.I.P.A) - Fazendinha Agroecológica, localizada no Município de Seropédica, Rio de Janeiro, no 2° semestre de 2010. Foram analisados os teores de umidade, proteínas, lipídeos, cinzas, carboidratos totais e redutores, além do pH, acidez total e dos sólidos solúveis (ºBrix) da pimenta in natura e de sua geléia. A pimenta in natura apresentou 89,60% de umidade, 0,14% de cinzas, 0,14% de lipídeos, 0,95% de proteínas, 9,10% de carboidratos totais e teor de açúcares redutores de 5,90%, além de pH de 5,14, acidez de 4% e oBrix de 7,3. A geléia de pimenta Cambuci apresentou teores de proteína (1,61%), carboidratos totais (55,05%), açúcares redutores (7,48%), pH (4,83) e 58°Brix. A informação nutricional da geléia de pimenta apresentou o valor energético de 40,6Kcal e 11,13 g de carboidratos por porção (20g), correspondendo a 10% e 4% de seus valores diários de referência (VDR), respectivamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kamila de Oliveira Nascimento, UFRRJ

Nutricionista, M.Sc., Doutoranda do Programa de Pós-Gradução em Ciência e Tecnologia de Alimentos –PPGCTA do Departamento de Tecnologia de Alimentos – UFRRJ-Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 23890-000.

Seropédica, RJ.

Juarez Vicente, UFRRJ

Bacharel em Química Industrial de alimentos, M.Sc., Doutorando do Programa de Pós-Gradução em Ciência e Tecnologia de Alimentos –PPGCTA do Departamento de Tecnologia de Alimentos – UFRRJ-Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 23890-000.

Seropédica, RJ.

Tatiana Saldanha, UFRRJ

Médica Veterinária,, D.Sc., Professora Adjunta I do Departamento de Tecnologia de Alimentos – UFRRJ-Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 23890-000.

Seropédica, RJ.

José Lucena Barbosa Júnior, UFRRJ

Engenheiro Químico, M.Sc., Professor Assistente I do Departamento de Tecnologia de Alimentos – UFRRJ-Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 23890-000.

Seropédica, RJ.

Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa, UFRRJ

Engenheira de Alimentos, D.Sc., Professora Adjunta I do Departamento de Tecnologia de Alimentos – UFRRJ-Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 23890-000.

Seropédica, RJ.

Published

22-10-2012

How to Cite

NASCIMENTO, K. de O.; VICENTE, J.; SALDANHA, T.; BARBOSA JÚNIOR, J. L.; BARBOSA, M. I. M. J. Caracterização química e informação nutricional de geléia de pimenta Cambuci orgânica (Capsicum baccatum L.). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 283–288, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1304. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)