Composição química, aspectos microbiológicos e nutricionais de geleias de carambola e de hibisco orgânicas

Authors

  • Juarez Vicente UFRRJ
  • Kamila de Oliveira do Nascimento UFRRJ
  • Tatiana Saldanha UFRRJ
  • Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa UFRRJ
  • José Lucena Barbosa Júnior UFRRJ

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar a composição química, a informação nutricional e a qualidade microbiológica de geleias de carambola e de flores de hibisco orgânicas produzidas por agricultores familiares. Foram analisados os teores de umidade, proteínas, lipídeos, cinzas, fibras, fibras, carboidratos totais, valor calórico, além do pH, acidez total e dos sólidos solúveis (ºBrix) das geleias estudadas. Também se determinou a informação nutricional e a contagem de bolores e leveduras dos produtos estudados. De forma geral, as geleias apresentaram valor calórico proveniente do teor de carboidratos e de proteínas. De acordo com a legislação, a geleia de carambola foi classificada como “fonte de fibra” e a de hibisco como alimento com “alto teor” deste nutriente. O consumo uma porção (20 g) da geleia de carambola foi suficiente para fornecer 2,73%, 4,5% e 9,4% do valor diário recomendado (VDR) de calorias, carboidratos e fibras, respectivamente para uma dieta de 2000 Kcal. Já o consumo da mesma porção de geleia de hibisco forneceu 1,27% do VDR para calorias, 2,1% do VDR para carboidratos e 12,6% do VDR para fibras. As geleias encontravam-se dentro dos padrões de qualidade sanitária exigido pela Legislação. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juarez Vicente, UFRRJ

Bacharel em Química Industrial de alimentos, M.Sc., Doutorando do Programa de Pós-Gradução em Ciência e Tecnologia de Alimentos –PPGCTA do Departamento de Tecnologia de Alimentos – UFRRJ.

Kamila de Oliveira do Nascimento, UFRRJ

Nutricionista, M.Sc., Doutoranda do Programa de Pós-Gradução em Ciência e Tecnologia de Alimentos –PPGCTA do Departamento de Tecnologia de Alimentos – UFRRJ.

Tatiana Saldanha, UFRRJ

Médica Veterinária, D.Sc., Profª Adjunta I do Departamento de Tecnologia de Alimentos – UFRRJ.

Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa, UFRRJ

Engenheira de Alimentos, D.Sc., Profª Adjunta I do Departamento de Tecnologia de Alimentos – UFRRJ.

José Lucena Barbosa Júnior, UFRRJ

Engenheiro Químico, M.Sc., Prof. Assistente I do Departamento de Tecnologia de Alimentos – UFRRJ. 

Published

24-08-2014

How to Cite

VICENTE, J.; NASCIMENTO, K. de O. do; SALDANHA, T.; BARBOSA, M. I. M. J.; BARBOSA JÚNIOR, J. L. Composição química, aspectos microbiológicos e nutricionais de geleias de carambola e de hibisco orgânicas. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 137–143, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2681. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>