Avaliação dos impactos ambientais causados pelos aviários no município de Assis Chateaubriand, no oeste do estado do Paraná, Brasil

  • Edmar da Silva Oliveira
  • Carlos Donizete dos Santos Biazoto

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos ambientais causados pela construção e operação de aviários para produção de frangos de corte na região de Assis Chateaubriand no oeste do Paraná, Brasil. Foram avaliadas 28 granjas avícolas, através de vistorias, perguntas e entrevista. O método utilizado foi uma interação entre o Método de listas de controle simples e o Ad Hoc, dividido em descrição da área e aplicação dos métodos em questão.  Os proprietários e as empresas responsáveis pelos devidos aviários não tiveram seus nomes ou localização divulgadas devido a um acordo formal para a obtenção da exatidão dos dados. De acordo com a avaliação dos impactos ambientais, 32% das granjas, causam algum problema ao meio ambiente.

Palavras-chave: Impactos ambientais, granjas avícolas, meio ambiente. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edmar da Silva Oliveira
Tecnólogo em Meio Ambiente com ênfase em saneamento pela Universidade Estadual de Maringá (UEM),pós-graduando em Geografia interação em meio ambiente pelo Centro Técnico-Educacional Superior doMédio Oeste Parananense (CTESOP).
Carlos Donizete dos Santos Biazoto
Agronômo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Published
2013-05-31
How to Cite
OLIVEIRA, E. DA S.; BIAZOTO, C. D. DOS S. Avaliação dos impactos ambientais causados pelos aviários no município de Assis Chateaubriand, no oeste do estado do Paraná, Brasil. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 8, n. 2, p. 24 - 30, 31 May 2013.
Section
Technical Note