ESTIMATION OF THE VEGETATION COVER IN THE EAST OF PERNAMBUCO USING AVHRR/NOAA DATA

Authors

  • Celia Campos Braga UFCG-PB
  • Fabiane Regina da Cunha Dantas UFCG-PB
  • Daniel Gonçalves das Neves IEPA - AP

Keywords:

IVDN, caatinga, agreste, mata atlântica, variabilidade anual

Abstract

O objetivo deste estudo foi a determinação de regiões homogêneas no estado de Pernambuco baseado em séries temporais de IVDN – Índice de Vegetação por Diferença Normalizada obtidas em um período de 20 anos com AVHRR/NOAA e 5 km x 5 km de resolução espacial. Empregou-se o método aglomerativo K-means de MacQueen para obter as regiões homogêneas. A fração vegetação média anual foi determinada pela quantidade de pontos de grade de IVDN em cada sub-região homogênea e a área total. Encontraram-se três regiões, com diferentes tipos de vegetação (Caatinga, Agreste e Mata Atlântica) (litoral) e fração vegetação média anual (Fvegm), a saber: região 1, com IVDN entre 0,27 e 0,39 e Fvegm 27,8%; região 2, IVDN entre 0,39 e 0,45 e Fvegm 29,0%; região 3, de IVDN entre 0,45 e 0,54 e Fvegm 43,2%. A fração vegetação anual (Fvega), em dois anos da década de 1980, mostraram um aumento da Fvega da vegetação Caatinga e Mata Atlântica e redução da Fvega Agreste. Na década de 1990 a situação não foi a mesma, havendo redução da Fvega litorânea (Mata Atlântica), aumento da área sub-litorânea (Agreste) e a área de vegetação Caatinga permaneceu estável.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celia Campos Braga, UFCG-PB

Profa. Dra. da Unidade Academica de Ciências Atmosféricas -UFCG, atuando no curso de graduação e posgraduação em meteorologia, atualmente coordenadora de pesquisa e extersão do CTRN área: Climatologia, Sensoriamento Remoto, atuando nos seguintes temas: dinâmica da vegetação, variabilidade do clima, análise em multivariada.

Fabiane Regina da Cunha Dantas, UFCG-PB

Doutoranda da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal de Campina Grande no curso de Meteologia atuando na área de Sensoriamento Remoto e Modelagem Numérica da Atmosfera.

Daniel Gonçalves das Neves, IEPA - AP

Pesquisador do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá Atua na área de Geociências, com ênfase em Climatologia e Previsão do tempo.

Published

09-08-2009

How to Cite

BRAGA, C. C.; DA CUNHA DANTAS, F. R.; DAS NEVES, D. G. ESTIMATION OF THE VEGETATION COVER IN THE EAST OF PERNAMBUCO USING AVHRR/NOAA DATA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 99–107, 2009. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/203. Acesso em: 27 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)