Análise microbiológica de alface (Lactuca sativa Var. crispa) de diferentes pontos de comércio da cidade de João Pessoa-PB

  • Gilcean Silva Alves IFOB
  • Helga C. de Brito
  • Ewerton M. A. Lemos
  • Oade de O. Vasconcelos
  • Gilcean S. Alves

Abstract

A alface (Lactuca sativa Var. crispa) é uma das plantas hortaliças folhosas mais consumidas no Brasil, por seu baixo valor calórico é muito utilizada em saladas e dietas, o que a torna favorável ao consumo de forma crua, possibilitando a ocorrência de enfermidades intestinais. O objetivo deste trabalho foi realizar análises microbiológicas das amostras de alfaces, variedade crespa, provenientes de diversos pontos de comércio da cidade de João Pessoa (PB), utilizando a técnica dos tubos múltiplos para as análises. Constatou-se a presença de coliformes totais e fecais nas diversas amostras de alfaces. Com base nos resultados obtidos vale ressaltar a importância desta análise em relação à higiene das alfaces, levando em conta que ao estarem contaminadas e expostas ao consumo, poderão causar sérios danos à saúde humana.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gilcean Silva Alves, IFOB
Biólogo, mestre em Desenvolvimento emeio ambiente. Prof. gestao ambiental,metodologia da pesquisa. Trabalho com a Desertificação e o semi-árido.
Published
2013-09-30
How to Cite
ALVES, G. S.; BRITO, H. C. DE; LEMOS, E. M. A.; VASCONCELOS, O. DE O.; ALVES, G. S. Análise microbiológica de alface (Lactuca sativa Var. crispa) de diferentes pontos de comércio da cidade de João Pessoa-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 8, n. 3, p. 09 - 11, 30 Sep. 2013.
Section
Technical Note