ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE EXTRATO DE ALHO EM SEMENTES DE INGÁ (Inga edulis)

Authors

  • Pierre Farias de Souza
  • Girlânio Holanda da Silva
  • Íkallo George Nunes Henriques
  • Gilvan José Campelo
  • Gilcean Silva Alves CEFETPB

Abstract

Dentre os patógenos veiculados pelas sementes de Inga edulis estão fungos do gênero Aspergillus sp., que podem  causar tombamento e morte de plântulas, podridão de raízes, de colmo, e dentre outras enfermidades. Assim, o tratamento de sementes mostra-se como importante medida para uma boa preservação do lote. E para o presente estudo objetivou-se avaliar a atividade antifúngica de diferentes concentrações de extrato de alho (Allium sativum L.) visando o controle de diversos patógenos em sementes de Ingá sp. Foram utilizadas 400 sementes divididas em quatro tratamentos de 100 sementes por tratamento e sub divididas em 10 repetições. As sementes de ingá foram imersas em diferentes concentrações de solução extrato de alho, em seguida foi aplicado o método Blotter test, e encubadas em placas de Petri descartáveis, após isto foram avaliados, após 10 dias, os efeitos dos extratos de alho sobre a aparição dos fungos nas sementes em tais concentrações: de T0- 0% (testemunha), T1- 50%, T2- 75% e T3- 100%. Sendo avaliada quanto à percentagem de incidência dos fungos. Os extratos empregados reduziram a incidência de fungos. O extrato de alho, a partir da concentração 75%, mostrou maior eficiência na redução dos patógenos em relação aos demais tratamentos

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gilcean Silva Alves, CEFETPB

Biólogo, mestre em Desenvolvimento emeio ambiente. Prof. gestao ambiental,metodologia da pesquisa. Trabalho com a Desertificação e o semi-árido.

Published

27-10-2010

How to Cite

SOUZA, P. F. de; SILVA, G. H. da; HENRIQUES, Íkallo G. N.; CAMPELO, G. J.; ALVES, G. S. ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE EXTRATO DE ALHO EM SEMENTES DE INGÁ (Inga edulis). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 08–13, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/485. Acesso em: 27 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note

Most read articles by the same author(s)