Efeito do armazenamento de ovos de Anagasta kuehniella, Zeller (Lepidoptera: Pyralidae) nas características biológicas de duas gerações sucessivas de Trichogramma pretiosum, Riley (Hymenopitera: Trichogrammatidae)

Authors

  • Clara Elizabete Medeiros Marques UFRPE
  • Laryssa Cardoso Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Carlos Henrique Feitosa Nogueira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Reginaldo Barros Universidade Federal Rural de Pernambuco

Keywords:

parasitoides, controle biológico, estocagem

Abstract

Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do armazenamento de ovos de A. kuehniella, em condições de baixas temperaturas, sobre os seguintes parâmetros biológicos do T. pretiosum: Capacidade de parasitismo, Viabilidade Aparente e Razão sexual. Este bioensaio foi composto de seis tratamentos, sendo: 0 (testemunha), 5, 10, 15, 20 e 25 dias de armazenamento numa temperatura de 4 ± 1°C. Após cada período de armazenamento, os ovos foram submetidos ao parasitismo por um período de 24 horas, em sala climatizada com temperatura de 25 ± 1°C, umidade relativa de 70 ± 10% e fotofase de 12 horas. Observou-se que, a capacidade de parasitismo do T. pretiosum não é afetada com o armazenamento de ovos de A. kuehniella por um período de até 20 dias em ambas as gerações. A porcentagem de emergência foi maior na geração F1. O período de armazenamento não afetou a razão sexual. O armazenamento de ovos inviabilizados de ovos A. kuehnella pode ser incorporado como importante etapa no estabelecimento de técnica de criação de T. pretiosum para pesquisa ou mesmo em programas de controle biológico aplicado.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

08-07-2015

How to Cite

MARQUES, C. E. M.; SILVA, L. C.; NOGUEIRA, C. H. F.; BARROS, R. Efeito do armazenamento de ovos de Anagasta kuehniella, Zeller (Lepidoptera: Pyralidae) nas características biológicas de duas gerações sucessivas de Trichogramma pretiosum, Riley (Hymenopitera: Trichogrammatidae). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 302–306, 2015. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2339. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES