EFFICIENCY OF Metarhizium anisopliae (Metsch) SOROKIN FOR THE CONTROL OF SPITTLEBUG (Hemiptera: Cercopidae) IN THE Brachiaria bryzantha PASTURE IN THE STATE OF RONDÔNIA STATE - BRAZIL

Authors

  • Vagner Meira Teixeira UFSCAR
  • Luiz Alexandre Nogueira de Sá EMBRAPA

Keywords:

Controle biológico, Ninfas, Bioinseticidas, Manejo Integrado de Pragas

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a eficiência de Metarhizium anisopliae (isolado ESALQ 1037) em diferentes formulações, dosagens de conídeos e número de aplicações no controle da cigarrinha-das-pastagens, conduzida em ensaio de campo em pastagem de capim-Marandu (Brachiaria bryzantha), no Município de Corumbiara, RO, no período de dezembro de 2007 a fevereiro de 2008. O isolado foi aplicado a partir das 17h, sob temperatura média de 18° C e umidade relativa de 69%. O volume de calda utilizado foi de 300 L/ ha-1, utilizando-se pulverizador a CO². As doses aplicadas foram de 0,5 x109 , 1 x109 , 2 x109 conídios viáveis/ha-1, com vazão de 300 litros/ha-1. As avaliações procederam-se aos 0, 15, 32, 45, 61 e 75 dias, sendo uma antes das aplicações, e cinco após as aplicações do entomopatógeno, contando-se as cigarrinhas (ninfas) por ponto de 0,0625 m² (quadrado de 0,25 m x 0,25 m). Aos 0 dias a infestação era de 153,6 ninfas/ m². Foi observado que os níveis de ninfas diminuíram com a aplicação de M. anisopliae em todos os tratamentos. Pelos resultados obtidos, o tratamento mais eficiente foi o Metarril SC 2 x10 9 conídios viáveis/ha-1, na formulação de óleo emulsionável, com duas aplicações (94,19%). Conclui-se que, o M. anisopliae (ESALQ 1037) constitui-se em uma alternativa promissora para o manejo integrado das cigarrinhaspastagens em capim-Marandu (B. brizantha) para a Agricultura Familiar em Rondônia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vagner Meira Teixeira, UFSCAR

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005), e atualmente e discente do Curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos/EMBRAPA Meio Ambiente (2007). Atua desde 1998, como militante ambientalista e assessor técnico de movimentos sociais e organizações rurais de agricultores familiares, mulheres agricultoras e jovens rurais, coordenando projetos de pesquisa e experimentação agrícola, de assistência técnica e extensão rural e de geração de renda e agregação de valor. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, atuando nos seguintes temas: educação ambiental, metodologias participativas, cooperativismo e associativismo, economia solidária, controle biológico, agricultura orgânica, agroecologia, manejo ecológico de pastagens, agrobiodiversidade, sistemas agroflorestais, e agricultura familiar.

Published

16-07-2010

How to Cite

TEIXEIRA, V. M.; SÁ, L. A. N. de. EFFICIENCY OF Metarhizium anisopliae (Metsch) SOROKIN FOR THE CONTROL OF SPITTLEBUG (Hemiptera: Cercopidae) IN THE Brachiaria bryzantha PASTURE IN THE STATE OF RONDÔNIA STATE - BRAZIL. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 263–273, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/331. Acesso em: 29 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES