Efeitos da adubação com dejetos suínos, cama de aves e fosfato natural na recuperação de pastagens degradadas

Authors

  • Gabriel Felipe Vogel UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Lais Martinkoski
  • Filemom Mokochinski
  • Paulo Guilhermetti
  • Vanessa Moreira

Abstract

O uso inadequado de áreas exploradas pela atividade pecuária tem sido uma das principais causas do declínio na fertilidade natural dos solos destas áreas, o que leva a degradação das pastagens. Uma alternativa que vêm se destacando na busca da sustentabilidade na recuperação dos solos degradados é a utilização de adubos orgânicos. O presente trabalho tem por objetivo expor pesquisas realizadas no Brasil com relação ao uso de adubos orgânicos na recuperação de pastagens degradadas. Tanto a utilização de adubação orgânica como de fosfato natural tem se mostrado alternativas promissoras na recuperação de pastagens degradadas em avaliações a curto prazo. Porém, verifica-se a necessidade de acompanhamentos a longo prazo do efeito do uso destas fontes, em especial aos adubos orgânicos, devido a dinâmica complexa destes adubos no solo e ao efeito que podem gerar no sistema.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gabriel Felipe Vogel, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Departamento de Agronomia, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Laranjeiras do Sul, PR. CEP: 85303-820. E-mail: gf-vogel@bol.com.br

Published

12-05-2014

How to Cite

VOGEL, G. F.; MARTINKOSKI, L.; MOKOCHINSKI, F.; GUILHERMETTI, P.; MOREIRA, V. Efeitos da adubação com dejetos suínos, cama de aves e fosfato natural na recuperação de pastagens degradadas. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 66–71, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2408. Acesso em: 28 mar. 2024.