Utilização de sorgo como alternativa na produção de silagem

Authors

  • Gabriel Felipe Vogel UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Lais Martinkoski Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Abstract

A presente revisão tem o objetivo relatar as pesquisas referentes à utilização de silagem de sorgo, bem como descrever seu processo de formação, características bromatológicas, benefícios e fatores que afetam a qualidade da silagem.  Apresentando uma equivalência de 70 a 95% em relação à silagem de milho, a silagem de sorgo pode ser uma alternativa, desde que manejada em condições adequadas. O processo de ensilagem pode ser descrita em quatro fases, sendo estas: fase aeróbica, fase de fermentação ativa, fase de estabilidade e fase de descarga, estas fases podem ser afetadas por fatores como a altura do corte, idade de corte, aditivo utilizado, matéria seca, tamanho da partícula, teores de carboidratos solúveis, adubação utilizada e teores de taninos nos grãos, alterando a qualidade da silagem. Recomenda-se realizar a ensilagem quando as plantas atingirem 28% a 35% da matéria seca, com grãos estão no estádio pastoso–farináceo e partículas de 0,5 a 2,0 cm, pois tais características favorecem a disponibilidade de carboidratos solúveis e melhoram a compactação. Os aditivos apresentam a finalidade de melhorar a qualidade da silagem, entretanto, sua utilização deve respeitar fatores como a disponibilidade na aquisição do produto e facilidade no manejo. Sempre que possível, deve-se utilizar variedades de sorgo com baixos teores ou ausência de tanino para confecção de silagem, devido à diminuição da digestibilidade devido a este composto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Felipe Vogel, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Departamento do Agronomia - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Lais Martinkoski, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Mestranda em Produção Vegetal, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO, Guarapuava, PR. CEP: 85015-430. E-mail: martinkoskilais@hotmail.com

Published

25-07-2014

How to Cite

VOGEL, G. F.; MARTINKOSKI, L. Utilização de sorgo como alternativa na produção de silagem. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 177–187, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2686. Acesso em: 26 apr. 2024.