Podridão gomosa em meloeiro: Avaliação da severidade e da qualidade de frutos em resposta a adubação nitrogenada e potássica

Authors

  • Gil Rodrigues Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Artenisa Cerqueira Rodrigues Universidade Federal do Piauí
  • Aurenivia Bonifácio Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Antônio Zamignan Universidade Federal do Tocantins
  • Eulrieris Ramos Souza Universidade Federal do Tocantins

Abstract

O melão é uma olerícola de grande expressão econômica no Brasil que pode ser alvo do ataque de inúmeras doenças, especialmente a podridão gomosa causada por Didymella bryoniae. Este trabalho teve por objetivo verificar a severidade da podridão gomosa e sua influência na qualidade de frutos de melão amarelo (genótipos Sunshine, Valenciano e Eldorado) em função de doses de adubação nitrogenada e potássica aplicada em cobertura (60 kg ha-1 de N + 150 kg ha-1 de K; 90 kg ha-1 de N + 200 kg ha-1 de K; e 120 kg ha-1 de N + 250 kg ha-1 de K). O genótipo Eldorado apresentou maior AACPD e elevada produtividade em relação aos demais genótipos. O genótipo Sunshine apresentou melhores valores de acidez total titulável (ATT), sólidos solúveis totais (SST), relação SST/ATT e espessura do mesocarpo. No geral, a adubação com 120 kg ha-1 de N + 250 kg ha-1 de K proporcionou melhores resultados, indicando que o fornecimento equilibrado de nitrogênio e potássio às espécies vegetais diminui a incidência de doenças e proporciona frutos de melhor qualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

01-10-2014

How to Cite

SANTOS, G. R.; RODRIGUES, A. C.; BONIFÁCIO, A.; ZAMIGNAN, L. A.; SOUZA, E. R. Podridão gomosa em meloeiro: Avaliação da severidade e da qualidade de frutos em resposta a adubação nitrogenada e potássica. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 344–349, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2455. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)