Caracterização físico-química de bananas destinadas ao mercado externo

Authors

  • João Paulo de Oliveira Simões Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Abstract

O objetivo deste trabalho foi caracterizar fisico-quimicamente frutos de banana em dois estádios de maturação aparente (verde e maduro).As avaliações físico-químicas nos frutos de banana (subgrupo Cavendish) foram realizadas no laboratório de química analítica do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Limoeiro do Norte, CE. Foram considerados como parâmetros os teores de sólidos solúveis (ºBrix), perda de massa (%), acidez titulável (AT, % de ácido málico), pH, vitamina C (mg de ácido ascórbico/100g de polpa) e relação sólidos solúveis e acidez titulável (SS/AT) de frutos de bananas em dois estádios de maturação, por ocasião da colheita e aos 15 dias de armazenamento, sob temperatura de 29ºC ± 2ºC e UR de 67%. Os resultados obtidos das avaliações físico-químicas indicaram que existe variabilidade significativa nos valores dos parâmetros analisados, por ocasião do período da colheita e aos 15 dias de armazenamento.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

João Paulo de Oliveira Simões, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE (2009) - Campus Limoeiro do Norte / Ceará. Mestrando em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG / Paraíba. Tem experiência na área de Recursos Naturais e Irrigação, com ênfase em Recursos Hídricos, Irrigação e Drenagem

Published

01-10-2014

How to Cite

SIMÕES, J. P. de O. Caracterização físico-química de bananas destinadas ao mercado externo. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 220–223, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2469. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES