Diagnóstico da erosão do solo na área do Campus da UFCG em Pombal - PB

Authors

  • Fernanda Carolina Monteiro Ismael Universidade Federal de Campina Grande
  • José Cleidimário Araújo Leite Universidade Federal de Campina Grande
  • Daniele Aparecida Monteiro Ismael Universidade Federal de Campina Grande
  • Naiara Angelo Gomes Universidade Federal de Campina Grande
  • Kátia Barbosa da Silva Universidade Federal de Campina Grande

Abstract

A erosão é citada na literatura como uma das principais causas da degradação do solo, o que fomenta a realização de estudos que indiquem formas de prevenção e controle dos processos erosivos.

Neste contexto, neste trabalho teve – se por objetivo avaliar e diagnosticar a incidência dos processos erosivos na área do Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Pombal - PB e propor técnicas de prevenção e correção do solo. Para realizar esta pesquisa, a área de estudo foi dividida em duas parcelas: Área natural e Área antropizada, nas quais foram avaliados os atributos físicos, químicos e biológicos do solo, bem como a identificação da ocorrência de erosão, que foi realizada por meio de visitas de campo. De acordo com os resultados, percebeu-se que na área utilizada para a construção do Campus Universitário (Área antropizada) ocorreram variações nas propriedades do solo e foi diagnosticada a maior concentração de focos erosivos, principalmente erosão em sulcos. Verificou-se ainda que as alterações do solo na Área antropizada estão ocorrendo devido a maior exposição deste à erosão. Portanto, faz-se necessária a implantação, principalmente nas áreas mais afetadas, de práticas conservacionistas, tais como: reflorestamento, terraceamento, canais escoadouros e distribuição racional dos caminhos, visando reduzir os impactos ambientais negativos e a degradação do solo. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

20-02-2014

How to Cite

ISMAEL, F. C. M.; ARAÚJO LEITE, J. C.; MONTEIRO ISMAEL, D. A.; GOMES, N. A.; DA SILVA, K. B. Diagnóstico da erosão do solo na área do Campus da UFCG em Pombal - PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 77–86, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2559. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)