Identificação e avaliação dos impactos ambientais resultantes da erosão do solo na área do Câmpus da UFCG em Pombal - PB

Authors

  • Fernanda Carolina Monteiro Ismael Universidade Federal de Campina Grande
  • José Cleidimário Araújo Leite Universidade Federal de Campina Grande
  • Naiara Angelo Gomes Universidade Federal de Campina Grande
  • Welson e Silva Medeiros Universidade Federal de Campina Grande
  • Ricardo Lins Vale Universidade Federal de Campina Grande

Abstract

Neste trabalho teve-se por objetivo identificar e avaliar os impactos ambientais resultantes da erosão do solo na área do Câmpus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Pombal-PB, bem como propor medidas de controle ambiental e planos de monitoramento para os impactos identificados. Para realizar esta pesquisa, a área de estudo foi dividida em duas parcelas: Área natural e Área antropizada, na qual foram realizados um diagnóstico ambiental simplificado, a identificação e proposta de controle de impactos ambientais. A metodologia utilizada teve por base a realização de consulta bibliográfica e a órgãos públicos, visitas de campoe aplicação de métodos de avaliação de impactos ambientais. De acordo com os resultados, verificou-se que as atividades realizadas na área de estudo têm causado diversos impactos ambientais, entre eles, alguns significativos, para os quais foram propostas medidas de controle para atenuar os efeitos desses impactos sobre o meio ambiente. Para o acompanhamento dos impactos e execução das medidas de controle foram propostos planos de monitoramento, que têm por finalidade manter a qualidade ambiental da área de estudo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

20-02-2014

How to Cite

ISMAEL, F. C. M.; LEITE, J. C. A.; GOMES, N. A.; MEDEIROS, W. e S.; VALE, R. L. Identificação e avaliação dos impactos ambientais resultantes da erosão do solo na área do Câmpus da UFCG em Pombal - PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 87–96, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2483. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)