Espécies de pescado subexplotadas e seu potencial para elaboração de subprodutos com valor agregado

  • Danielle Regis Pires Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Pedro Paulo de Oliveira Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Elizete Amorim Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Gesilene Mendonça de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Abstract

O pescado é um alimento conhecido por seu elevado valor nutricional, sendo uma das principais fontes de proteína de origem animal utilizadas na alimentação humana. A produção de pescado proveniente da pesca extrativa encontra-se estagnada há décadas em níveis mundial e nacional. Da mesma forma, as espécies mais visadas economicamente tanto no mercado externo como no interno encontram-se em sobrepesca. Por outro lado, tem ocorrido aumento no descarte das espécies oriundas da fauna acompanhante da captura do camarão, classificadas como subutilizadas de baixo e/ou sem valor econômico. Muitas destas espécies poderiam ser desembarcadas e utilizadas para a produção de subprodutos de alto valor agregado para o consumo humano. O aproveitamento destas espécies oriundas da fauna acompanhante do camarão e das espécies de menor valor comercial em nosso país, como as do peixe bagre (uma das onze espécies mais capturadas no país), que apresentam potencial pesqueiro para a explotação, poderia reduzir o esforço de pesca sobre as espécies mais exploradas, aumentar a produção e consequentemente o consumo per capita de pescado no Brasil. Além de oferecer ao consumidor um produto nutritivo e com um prazo de vida útil maior. Desta forma, seria dado um destino mais nobre a estas espécies, o que permitiria que a atividade pesqueira fosse praticada de forma sustentável.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danielle Regis Pires, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em Vigilância Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca  da Fundação Oswaldo Cruz. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Departamento de Tecnologia de Alimentos do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- Seropédica- RJ.

Pedro Paulo de Oliveira Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Médico Veterinário, DsC.,  Prof. Associado do Departamento de Tecnologia de Alimentos do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Elizete Amorim, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Economista Doméstica- Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Gesilene Mendonça de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Zootecnista, DsC,  Prof. Adjunto do Departamento de Tecnologia de Alimentos do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Published
2014-05-30
How to Cite
PIRES, D. R.; SILVA, P. P. DE O.; AMORIM, E.; DE OLIVEIRA, G. M. Espécies de pescado subexplotadas e seu potencial para elaboração de subprodutos com valor agregado. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 8, n. 5, p. 148 - 157, 30 May 2014.
Section
LITERATURE REVIEW