Aproveitamento do resíduo comestível do pescado: Aplicação e viabilidade

Authors

  • Danielle Regis Pires Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Carolina Nunes de Morais Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Jéssica Ferreira da Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ligia Caroline Dourado Salgado de Araújo Góes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Gesilene Mendonça de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Keywords:

Resíduos Comestíveis, Subprodutos, Inovações Tecnológicas, Sustentabilidade

Abstract

O setor pesqueiro consiste em uma atividade econômica de grande importância no Brasil e no mundo. Estima-se que aproximadamente um bilhão de pessoas tenham sua sobrevivência atrelada à produção, beneficiamento e comercialização do pescado. Hoje, um dos principais obstáculos da cadeia produtiva é o reduzido aproveitamento do resíduo gerado a partir do processamento do pescado. Cerca de 60% do volume total processado é responsável pela geração de resíduos, enquanto apenas 40% destina-se à alimentação humana. O resíduo gerado por plantas beneficiadoras pode ser convertido em produtos comerciais de alto valor agregado ou em matéria-prima para processos secundários. O aproveitamento deste material é importante, pois trata-se de proteína animal de excelente qualidade nutricional. A utilização de resíduos comestíveis, além de diminuir custos e aumentar a eficiência de produção, minimiza os problemas de poluição ambiental oriundos da falta de destino adequado. O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura verificando como este assunto vem sendo abordado e trabalhado no Brasil, no âmbito da indústria de beneficiamento de pescado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danielle Regis Pires, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em Vigilância Sanitária pela ENSP/FIOCRUZ. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Departamento de Tecnologia de Alimentos do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- Seropédica- RJ.

Ana Carolina Nunes de Morais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em Vigilância Sanitária pela ENSP/FIOCRUZ. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Departamento de Tecnologia de Alimentos do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- Seropédica- RJ.

Jéssica Ferreira da Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Departamento de Tecnologia de Alimentos do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- Seropédica- RJ.

Ligia Caroline Dourado Salgado de Araújo Góes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. MBA em Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Departamento de Tecnologia de Alimentos do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica-RJ.

Gesilene Mendonça de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Zootecnista, DsC, Prof. Adjunto 2 do Departamento de Tecnologia de Alimentos do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Published

28-03-2015

How to Cite

PIRES, D. R.; MORAIS, A. C. N. de; COSTA, J. F. da; GÓES, L. C. D. S. de A.; OLIVEIRA, G. M. de. Aproveitamento do resíduo comestível do pescado: Aplicação e viabilidade. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 34–46, 2015. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2956. Acesso em: 29 mar. 2024.

Most read articles by the same author(s)