Clonagem por alporquia de Cnidoscolus quercifolius Pohl. utilizando auxina natural

Authors

  • Marllus Adiel Carneiro Pimenta Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Patos/PB
  • Eder Ferreira Arriel Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Patos/PB
  • Diércules Rodrigues Santos Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Patos/PB
  • Yathaanderson Mendes Santos Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Patos/PB
  • Edjane Oliveira Lucena Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Patos/PB

Abstract

Na literatura são encontrados relatos sobre o uso de extratos aquosos de tubérculos de Cyperus rotundus L. (Tiririca) como promotores de enraizamento e melhoria na qualidade das raízes formadas, pelo fato desta espécie possuir auxinas em concentrações elevadas. Diante do exposto, os objetivos deste trabalho foram analisar a eficiência de diferentes concentrações de extratos aquosos de tubérculos de Cyperus rotundus L. no enraizamento de alporques de Cnidoscolus quercifolius (Faveleira) e comparar a ação do extrato aquoso da espécie com a aplicação de auxinas sintéticas como o Ácido Indol Butírico (AIB). Foram avaliados extratos aquosos de tubérculos de Cyperus rotundus L. nas concentrações de 0,0% (Testemunha absoluta, 100% de água destilada), 2,5%, 5,0%, 7,5% e 10%. Foi utilizada também como testemunha adicional a auxina sintética de Ácido Indol Butírico (AIB), na concentração de 6,0 g L-1. Através de observações periódicas foi constatado que o surgimento de raízes adventícias na superfície do substrato ocorreu por último no tratamento testemunha absoluta. O maior número de alporques enraizados foi observado no tratamento com a maior concentração do extrato aquoso de tubérculos de Cyperus rotundus L (10%). De um modo geral, foi observado que o uso da auxina natural influenciou positivamente todas as variáveis analisadas e não foram constatadas diferenças significativas entre o uso da auxina natural e o uso da auxina sintética para nenhuma das variáveis.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marllus Adiel Carneiro Pimenta, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Patos/PB

Engenheiro(a) Florestal, UFCG – Formado pela Universidade Federal de Campina Grande, com atuação na área de Silvicultura.

Eder Ferreira Arriel, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Patos/PB

Professor da Unidade Acadêmica de Engenhraia Florestal (UAEF) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Patos-PB/ Área de Silvicultura

Diércules Rodrigues Santos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Patos/PB

Professor da Unidade Acadêmica de Engenhraia Florestal (UAEF) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Patos-PB/ Área de Solos

Yathaanderson Mendes Santos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Patos/PB

Aluno do Curso de Engenharia Florestal, Universidade Federal de Campina Grande, com atuação na área de Silvicultura.

Edjane Oliveira Lucena, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Patos/PB

Engenheira Florestal, Aluna do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com atuação na área de Silvicultura.

Published

07-06-2014

How to Cite

PIMENTA, M. A. C.; ARRIEL, E. F.; SANTOS, D. R.; SANTOS, Y. M.; LUCENA, E. O. Clonagem por alporquia de Cnidoscolus quercifolius Pohl. utilizando auxina natural. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 83–94, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2679. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)