Crescimento vegetativo da bananeira Nanica em dois ciclos sucessivos em função da aplicação de biofertilizantes líquidos

Authors

  • Aldair Souza Medeiros Universidade Federal de Campina Grande

Abstract

Objetivou-se com essa pesquisa estudar os efeitos de biofertilizantes no crescimento vegetativo da bananeira Nanica, em dois ciclos sucessivos, no semiárido paraibano.O experimento foi conduzido, em condições de campo, no Campus IV, da Universidade Estadual da Paraíba. O solo da área experimental é classificado como Neossolo Flúvico de textura arenosa não apresentando problemas de acidez e alcalinidade. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com 50 tratamentos, no esquema fatorial 5 x 10, com quatro repetições, totalizando 200 parcelas experimentais (1 planta ou touceira/parcela). Os resultados obtidos na pesquisa mostram que o crescimento da bananeira Nanica (1° ciclo) não foi afetado pelos tipos de biofertilizantes aplicados; os valores de diâmetro do pseudocaule, área foliar unitária e área folia da planta da bananeira Nanica (1° ciclo) aumentaram com o incremento das doses de biofertilizante até os limites ótimos de 1,56; 1,63; e 1,54 L/aplicação, respectivamente, proporcionando valores ótimos dessas variáveis, havendo reduções a partir desses patamares; o crescimento da bananeira Nanica (2° ciclo) não foi afetado pelas doses de biofertilizantes aplicados; o biofertilizante B5, que contém o maior número de ingredientes na sua composição, se sobressaiu, de forma significativa, sobre os demais tipos, proporcionando maiores altura da planta e área foliar da planta da bananeira Nanica (2° ciclo).

Downloads

Download data is not yet available.

Published

02-06-2014

How to Cite

MEDEIROS, A. S. Crescimento vegetativo da bananeira Nanica em dois ciclos sucessivos em função da aplicação de biofertilizantes líquidos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 21–29, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2691. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)