Estudo dos efeitos de diferentes tipos e doses de biofertilizantes na produção e na qualidade da produção da videira “Isabel”

  • Atos Tavares Gomes
  • Fábio Itano dos Santos Alves
  • Aldair Souza Medeiros Universidade Federal de Campina Grande
  • Olivânia dos Santos Nascimento
  • José Geraldo Rodrigues dos Santos

Abstract

Objetivou-se, com este trabalho, avaliar a produção e as características químicas dos frutos da videira ‘Isabel’ sob aplicação de biofertilizantes líquidos. O experimento foi realizado, em condições de campo, no Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba, localizado no município de Catolé do Rocha/PB. Estudou­-se 5 tipos de biofertilizante  e 8 doses (0; 0,35; 0,7; 1,05; 1,4; 1,75; 2,1e 2,45 L/aplicação) na produção e qualidade da produção da videira “Isabel”. O delineamento experimental adotado foi de blocos casualizados com 40 tratamentos no esquema fatorial 5 x 8 com quatro repetições totalizando 160 plantas experimentais. O número de cachos por plantas aumentou com o incremento das doses de biofertilizantes B1, B2 e B5  até os limites ótimos de 1,28. 1,20 e 1,50 L/aplicação, havendo redução a partir desses valores; O número de cachos por planta diminuiu com o aumento das doses de biofertilizantes B1, B2 e B5 acima dos limites ótimos de biofertilizantes; número de cachos por plantas aumentou de forma linear com o incremento das doses de biofertilizantes B3 e B4, otimizando ao máximo com a dose de 2,45 L/aplicação; Os tipos e as doses de biofertilizantes não afetaram de forma significativa os sólidos solúveis totais (ºBrix), a acidez total titulável e a relação ºBrix/acidez total do fruto da videira Isabel. 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2014-06-02
How to Cite
GOMES, A. T.; ALVES, F. I. DOS S.; MEDEIROS, A. S.; NASCIMENTO, O. DOS S.; SANTOS, J. G. R. DOS. Estudo dos efeitos de diferentes tipos e doses de biofertilizantes na produção e na qualidade da produção da videira “Isabel”. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 8, n. 4, p. 244 - 252, 2 Jun. 2014.
Section
ARTICLES