ÍNDICES FISIOLÓGICOS DO FEIJÃO-CAUPI IRRIGADO COM ÁGUA SALINA E ADUBAÇÃO NITROGENADA

Authors

  • Diego Azevedo Xavier UFCG
  • Guilherme de Freitas Furtado Universidade Federal de Campina Grande
  • José Raimundo de Sousa Junior UFCG
  • Jônatas Raulino Marques de Sousa UFCG
  • Lauriane Almeida dos Anjos Soares UFCG

Abstract

Estudaram-se a biomassa do feijão-caupi cv. BRS Pajeú sob diferentes níveis de salinidade da água de irrigação e doses de nitrogênio. O experimento foi desenvolvido em lisímetros de drenagem, no período de junho a setembro de 2013 em ambiente protegido da UEAg/CTRN da UFCG. Utilizaram-se o delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema fatorial (5x5), sendo cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,9; 1,8; 2,7; 3,6 e 4,5 dS m-1) e cinco doses de adubação nitrogenada (70; 100; 130; 160 e 190% da recomendação indicada para ensaio em vaso). Avaliaram-se a fitomassa seca de folhas (FSF) (g), fitomassa seca de caule (FSC) (g), fitomassa seca da parte aérea (FSPA) (g), fitomassa seca total (FST) (g) e a razão da fitomassa foliar (RFF) (g). Houve efeito significativo entre a salinidade da água de irrigação e a adubação nitrogenada (S x D) apenas para FST (g). A irrigação com água salina proporcionou redução da FSF, FSC, FSPA. A RFF aumentou linearmente com o incremento da CEa. A adubação nitrogenada afetou positivamente a FST das plantas de feijão-caupi.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Guilherme de Freitas Furtado, Universidade Federal de Campina Grande

Eng. Agrônomo, Pós-graduando em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Published

22-08-2014

How to Cite

XAVIER, D. A.; FREITAS FURTADO, G. de; DE SOUSA JUNIOR, J. R.; MARQUES DE SOUSA, J. R.; SOARES, L. A. dos A. ÍNDICES FISIOLÓGICOS DO FEIJÃO-CAUPI IRRIGADO COM ÁGUA SALINA E ADUBAÇÃO NITROGENADA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 294–298, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2899. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>