ESTUDO COMPARATIVO DAS VULNERABILIDADES NO CENÁRIO SECA/DESERTIFICAÇÃO EM MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO E NORTE DE PORTUGAL

Authors

  • Patrícia Hermínio Cunha Feitosa UFCG
  • Karina de S. Andrade
  • Marx Prestes Barbosa
  • George do Nascimento Ribeiro

Keywords:

gestão de riscos, desastres naturais, degradação

Abstract

A comparação das vulnerabilidades hídrica, social, econômica e tecnológica permitiu uma análise da gestão de riscos no cenário seca/desertificação nos municípios de Serra Branca e Coxixola (Cariri Paraibano) e Mirandela (Portugal). A partir do diagnóstico das condições ambientais e socioeconômicas das áreas estudas identificou-se os fatores de riscos associados a pobreza das populações rurais, gerando subsídios à gestão dos riscos a desastres na região. A população do cariri paraibano tem-se mostrado altamente dependente do poder público que mostrou-se ineficaz na resolução dos problemas. A análise dos resultados da vulnerabilidade das famílias rurais nos dois países indicou uma alta Vulnerabilidade Global, o que define a enorme fragilidade social, econômica, tecnológica e de adaptação às condições do ambiente em que vivem - reflexo da falta de políticas públicas específicas. No Brasil, constatou-se que o desastre da seca é tanto meteorológico quanto organizacional, político e social. A gravidade e seus efeitos são provocados pela política social injusta, pela ausência de investimentos nos sectores básicos da sociedade, pelo assistencialismo e ações emergenciais que se caracterizam por beneficiar uma pequena parte da população.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

28-05-2010

How to Cite

CUNHA FEITOSA, P. H.; ANDRADE, K. de S.; BARBOSA, M. P.; RIBEIRO, G. do N. ESTUDO COMPARATIVO DAS VULNERABILIDADES NO CENÁRIO SECA/DESERTIFICAÇÃO EM MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO E NORTE DE PORTUGAL. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–09, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/333. Acesso em: 27 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note

Most read articles by the same author(s)