RECONHECIMENTO DA PROBLEMÁTICA GERADA PELA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NA COMUNIDADE DO ALMEIDA NO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA- PB

Authors

  • Thiago Costa Ferreira
  • Kercio Estevan da Silva
  • Alexandre Costa Leão

Abstract

No Brasil o uso exacerbado de agrotóxicos, gera resultados prejudiciais à saúde humana. Este estudo tem como objetivo principal realizar um levantamento de dados referentes ao uso de agrotóxicos por produtores rurais do município de Lagoa Seca - PB, em especifico na comunidade rural do Almeida e determinar o impacto toxicológico na saúde dos trabalhadores. A pesquisa foi realizada através de um questionário de caráter sócio ambiental. Verificou-se através das entrevistas a relação da falta de informações referentes ao uso de agrotóxicos, principalmente em indivíduos com baixo nível de escolaridade. Outro dado é referente manuseio incorreto desses produtos, desencadeando posteriores intoxicações. Percebeu-se ainda vários casos de intoxicação na localidade. Devido ao alto consumo de agrotóxicos utilizados pela população, a falta de informações sobre o manuseio, bem como a falta de conscientização dos usuários frente ao uso desses produtos, verificou-se que há ainda a necessidade de conscientizar a população à respeito dos problemas que o mau uso desses produtos podem causar, tanto para a saúde, quanto para o meio ambiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

03-03-2011

How to Cite

FERREIRA, T. C.; SILVA, K. E. da; LEÃO, A. C. RECONHECIMENTO DA PROBLEMÁTICA GERADA PELA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NA COMUNIDADE DO ALMEIDA NO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA- PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 33–39, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/606. Acesso em: 26 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note

Most read articles by the same author(s)