SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MUTAMBA (GUAZUMA ULMIFOLIA LAM.)

Authors

  • José Hamilton Costa Filho Universidade Federal Rural do Semí-Árido
  • Glauber Henrique de Sousa Nunes Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Gabriel Guimarães Costa Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Carlos Sherman Regis Nogueira Universidade Federal do Semi-Árido
  • Micaelly Regis da Costa Universidade Federal do Semi-Árido

Abstract

A dormência de sementes tem fundamental importância para a perpetuação e o estabelecimento de muitas espécies vegetais nos mais variados ambientes, mas, pode trazer desvantagens, principalmente considerando a exploração de plantas. Partindo deste princípio, foi realizado um experimento de superação de dormência em sementes de Guazuma ulmifolia Lam. (Sterculiaceae) no Laboratório de Análise de Sementes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (LAS - UFERSA), localizado em Mossoró – RN. Os tratamentos utilizados foram: testemunha; escarificações química com ácido sulfúrico (H2SO4) 95-98%, por 5, 15, 25 e 50 minutos, seguida de lavagem em água corrente por 10 minutos;imersão das sementes em água quente a 70ºC, até a redução da temperatura da água para 50ºC; imersão das sementes em água fervente por trinta segundos, realizando a drenagem da água ao final do tempo estimado para o tratamento. Foi avaliada a porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, número de sementes duras e deterioradas, além da determinação do grau de umidade das sementes. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualisado com quatro repetições. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e aplicação do teste F de Snedecor. O procedimento pós-anova foi a aplicação de contrastes não-ortogonais para comparar grupos de tratamentos pelo teste de Scheffé. Em todas as análises foi utilizado o nível nominal de significância de 5% de probabilidade. Constatou-se que imersão de sementes por 50 minutos em ácido sulfúrico concentrado (95%) foi o método mais eficiente para superar a dormência em sementes de mutamba.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Hamilton Costa Filho, Universidade Federal Rural do Semí-Árido

Engenheiro Agrônomo, Professor de estatística da Universidade Federal do Vale do São Francisco e Aluno do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

Published

05-07-2011

How to Cite

COSTA FILHO, J. H.; NUNES, G. H. de S.; COSTA, G. G.; NOGUEIRA, C. S. R.; COSTA, M. R. da. SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MUTAMBA (GUAZUMA ULMIFOLIA LAM.). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 193–200, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/683. Acesso em: 25 jul. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)