EFEITO DA APLICAÇÃO DE CERA DE CARNAÚBA SOBRE INCIDÊNCIA DE DOENÇAS PÓS-COLHEITA EM MAMÃO

Authors

  • José Hamilton Costa Filho Universidade Federal Rural do Semí-Árido
  • Gabriel Guimarães Costa Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Lívia Karla Remígio Maia Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • José Maria da Costa Universidade Federal do Semi-Árido
  • Ravier Valcacer Medeiros Universidade Federal do Semi-Árido

Abstract

O mamão é caracterizado por uma vida pós-colheita relativamente curta, completando o seu amadurecimento em aproximadamente uma semana sob condições ambientais, sendo que vários fatores de pré e pós-colheita, como patógenos ou fatores abióticos, podem reduzir a sua vida pós-colheita. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de diferentes concentrações de cera de carnaúba sobre a incidência da podridão peduncular, a mancha chocolate e a velocidade de maturação, com atmosfera modificada, em frutos de mamão Havaí cv. Golden no Vale do Ceará Mirim-RN. Para tanto foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, com 10 tratamentos (doses de cera) e quatro repetições. A unidade experimental correspondeu a um fruto. A aplicação de diferentes doses de cera de carnaúba não apresentou eficiência no controle da podridão peduncular do mamão em pós-colheita, já o tratamento com 450 ml de cera de carnaúba apresentou o maior efeito na conservação pós-colheita dos frutos. Foi verificada eficiência da cera de carnaúba no controle da mancha chocolate pós-colheita, sendo a dose indicada de 300 ml.

Palavras-chave:Carica papaya L., Colletotricum spp., vida de prateleira.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Hamilton Costa Filho, Universidade Federal Rural do Semí-Árido

Engenheiro Agrônomo, Professor de estatística da Universidade Federal do Vale do São Francisco e Aluno do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

Published

03-03-2011

How to Cite

COSTA FILHO, J. H.; COSTA, G. G.; MAIA, L. K. R.; COSTA, J. M. da; MEDEIROS, R. V. EFEITO DA APLICAÇÃO DE CERA DE CARNAÚBA SOBRE INCIDÊNCIA DE DOENÇAS PÓS-COLHEITA EM MAMÃO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 41–46, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/685. Acesso em: 20 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)