RESPOSTAS FISIOLÓGICAS E ÍNDICE DE TOLERÂNCIA AO CALOR CAPRINOS MESTIÇOS DE BOER NO SEMIÁRIDO

Authors

  • Bonifácio Benicio de Souza UFCG
  • Gustavo de Assis Silva
  • Marta Maria Soares Freitas
  • Maria Das Graças Gomes Cunha
  • Talícia Maria Alves Benício

Abstract

Objetivou-se com este trabalho avaliar a adaptabilidade de caprinos de três grupos genéticos (¾Boer + ¼Sem raça definida, ½Boer + ½Sem raça definida e Sem raça definida) em sistema extensivo no semiárido. Foram utilizados 21 caprinos, machos inteiros, com 120 dias de idade, em duas épocas do ano. Os valores do índice de temperatura do globo negro e umidade, registrados, foram: 81,65 e 82,60 na sombra,  90,71 e 85,54 no sol, nas épocas seca e chuvosa, respectivamente. Verificou-se efeito (P<0,05) de grupos genéticos para a freqüência respiratória. Para a temperatura retal e o índice de tolerância ao calor não houve efeito (P>0,05) de grupos genéticos. Concluiu-se que os caprinos ¾Boer e ½Boer apresentam o mesmo grau de tolerância ao calor dos animais sem raça definida, criados no sistema extensivo no semiárido paraibano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bonifácio Benicio de Souza, UFCG

PROFESSOR ASSOCIADO DA UNIDADE ACADÊMICA DE MEDICINA VETERINÁRIA,  UFCG, ÁREA DE ATUAÇÃO BIOCLIMATOLOGIA E ZOOTECNIA DE PRECISÃO, PESQUISADOR BOLSISTA DO CNPq.

Published

21-09-2011

How to Cite

SOUZA, B. B. de; ASSIS SILVA, G. de; SOARES FREITAS, M. M.; GOMES CUNHA, M. D. G.; ALVES BENÍCIO, T. M. RESPOSTAS FISIOLÓGICAS E ÍNDICE DE TOLERÂNCIA AO CALOR CAPRINOS MESTIÇOS DE BOER NO SEMIÁRIDO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 146–151, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/760. Acesso em: 26 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)