CINÉTICA RUMINAL DE FORRAGEIRAS NATIVAS E O DESEMPENHO PRODUTIVO DE CORDEIROS SANTA INÊS, ALIMENTADOS COM FENO DE MALVA BRANCA E MATA-PASTO

Authors

  • Talícia Maria Alves Benício
  • Bonifácio Benicio de Souza UFCG
  • Aderbal Marcos de Azevedo Silva
  • Guilherme de Lira Sobral Silva
  • Flaubert Holanda Diniz

Abstract

 O presente estudo teve como objetivo avaliar a cinética ruminal “in situ” dos fenos de algumas forrageiras nativas bem como o desempenho produtivo de cordeiros Santa Inês, em confinamento, alimentados com feno de malva branca e mata pasto. Para a cinética ruminal foram utilizados 5 ovinos, previamente fistulados no rúmen, para a avaliação dos fenos de mata-pasto (Senna obtusifolia), malva preta (Sida micrantha) e malva branca (Sida cordifolia). Para o desempenho, foram distribuídos 24 cordeiros da raça Santa Inês, na fase de crescimento (10 – 30 kg), em blocos ao acaso, em quatro tratamentos (T1 - feno de Andrequicé, como testemunha; T2 – feno de malva branca; T3 – feno de mata-pasto e T4 – fenos de malva branca + mata-pasto) com seis repetições. Conclui-se que os fenos de malva branca e mata-pasto podem ser incluídos na dieta de ovinos, principalmente na época de escassez de alimentos, na região semiárida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bonifácio Benicio de Souza, UFCG

PROFESSOR ASSOCIADO DA UNIDADE ACADÊMICA DE MEDICINA VETERINÁRIA,  UFCG, ÁREA DE ATUAÇÃO BIOCLIMATOLOGIA E ZOOTECNIA DE PRECISÃO, PESQUISADOR BOLSISTA DO CNPq.

Published

06-01-2012

How to Cite

ALVES BENÍCIO, T. M.; SOUZA, B. B. de; AZEVEDO SILVA, A. M. de; SOBRAL SILVA, G. de L.; DINIZ, F. H. CINÉTICA RUMINAL DE FORRAGEIRAS NATIVAS E O DESEMPENHO PRODUTIVO DE CORDEIROS SANTA INÊS, ALIMENTADOS COM FENO DE MALVA BRANCA E MATA-PASTO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 106–112, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/852. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)