EFEITO DO EFLUENTE DE VIVEIRO DE PEIXE NA COMPOSIÇÃO DE BIOFERTILIZANTES NA CULTURA DA ALFACE

Authors

  • Sandra Sely Silveira Maia UFERSA
  • Celicina Maria da Silveira Borges Azevedo UFERSA
  • Francisco Nildo da Silva UFERSA
  • Francisco Aécio Guedes Almeida UFC

Abstract

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência da água de efluente de viveiros de peixes na composição do biofertilizante em alface como meio de integrar a agricultura e aqüicultura na diminuição de dejetos de forma poluidora para o ambiente. O delineamento utilizado foi um esquema de parcelas subdivididas em blocos completos casualizados, utilizando-se como tratamento principal às concentrações do biofertilizante (0, 5, 10, 20 e 40%) e nas subparcelas as fontes de água (efluente de viveiro de peixes e poço). As características avaliadas foram: altura, diâmetro, massa seca da parte aérea e produtividade. Não houve efeito significativo da interação entre concentrações do biofertilizante e tipos de água, nem entre as concentrações do biofertilizante. Somente as fontes de água apresentaram resultado significativo para a altura e o diâmetro das plantas sob a influência do efluente de viveiro de peixes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sandra Sely Silveira Maia, UFERSA

mestrado em Agronomia/Fitotecnia Doutorado em Agronomia/Fitotecnia/Produção Vegetal. Tem experiência na área de Agronomia nos seguintes temas: manejo agrícola de horticolas e plantas medicinais, agricultura orgânica e agricultura alternativa.

Published

13-06-2008

How to Cite

MAIA, S. S. S.; AZEVEDO, C. M. da S. B.; NILDO DA SILVA, F.; ALMEIDA, F. A. G. EFEITO DO EFLUENTE DE VIVEIRO DE PEIXE NA COMPOSIÇÃO DE BIOFERTILIZANTES NA CULTURA DA ALFACE. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 36–43, 2008. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/92. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)