EMERGENCIA Y TASA DE POLIEMBRIONIA EN SEMILLAS DE MANGUERA (Mangifera indica), CULTIVAR MANGUITA Y ESPADA, CON Y SIN TEGUMENTO

Autores/as

  • João Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia Juazeiro – BA
  • Carmem Valdenia da Silva Santana Universidade do Estado da Bahia Juazeiro – BA
  • Marcondes Araújo Silva Universidade do Estado da Bahia Juazeiro – BA
  • Ruy de Carvalho Rocha Universidade do Estado da Bahia Juazeiro – BA

Palabras clave:

Mangifera indica, porta-enxerto, poliembrionia, semente.

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a emergência e o desempenho das plantas para porta-enxerto, analisando-se o efeito do tegumento da semente e a taxa de poliembrionia. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, localizada na UNEB/Juazeiro-BA, no período compreendido entre 07/04 e 24/06/08. Inicialmente, os frutos foram coletados para remoção da polpa e, em seguida, as sementes foram lavadas em água corrente e colocadas para secar em local sombreado e arejado. As avaliações começaram com o início da emergência das plântulas. O delineamento estatístico adotado foi fatorial 2 x 2 e as médias comparadas através do teste de Tukey à 5% de probabilidade, através do programa estatístico SISVAR. Baseado nos resultados obtidos concluiu-se que a remoção do tegumento das sementes nas cultivares Manguita e Espada, proporcionou aumento significativo na emergência de plantas e, que um maior número de embriões por semente aumenta o número e a proporção de embriões menores, e estes, ao emergirem, têm um crescimento inicial menor, aumentando o período de formação de mudas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-09-28

Cómo citar

DOS SANTOS, J. P.; SANTANA, C. V. da S.; ARAÚJO SILVA, M.; ROCHA, R. de C. EMERGENCIA Y TASA DE POLIEMBRIONIA EN SEMILLAS DE MANGUERA (Mangifera indica), CULTIVAR MANGUITA Y ESPADA, CON Y SIN TEGUMENTO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 49–53, 2009. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/216. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a