Reúso de água cinza tratada em sistema de alagado construído com resíduos da construção civil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v14i1.5819

Palabras clave:

Substratos, Água residuária, Sistema de Baixo Custo

Resumen

A crise hídrica tem levado a sociedade a mudar seus hábitos de uso dos recursos hídricos e o reúso de água torna-se uma alternativa para essa crise. Os sistemas de alagados construídos são de baixo custo de operação e manutenção e podem viabilizar o reúso d’água, além de contar com uma grande eficácia na remoção de impurezas da água. Objetivou-se com este trabalho avaliar a eficiência de um sistema de alagado construído vertical utilizando como substratos resíduos da construção civil e planta ornamental no tratamento de águas cinza escura provenientes de pias de cozinha, além de direcionar a água tratada para o reúso não potável adequado. A água cinza escura foi coletada na cantina da Universidade Federal de Campina Grande campus Pombal, de maio a junho de 2017, e inserida no sistema. O sistema foi construído em um garrafão plástico de 20 litros, formado por camadas de restos de materiais da construção civil. Foram analisados parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da água cinza bruta e da água pós tratamento para verificar a eficiência do sistema. Alguns parâmetros tiveram redução maior que 80% que foi o caso da turbidez e coliformes totais, e acima de 90% sendo este para sólidos sedimentáveis. No reúso, foi verificado que a água tratada poderia ser reutilizada na lavagem de veículos e calçadas, rega de jardins, reúso em forragens e pastagem para gado. Espera-se que este estudo possibilite a utilização de sistemas de alagado construído em larga escala para uma maior disponibilidade hídrica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Ricardo Dantas, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestrando do programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou como técnico ambiental na área de Educação e Saúde Ambiental com enfase em resíduos sólidos. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ, com projeto na área de tratamento de água cinza. Ensino médio e Técnico em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência em Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atuou como Bolsista de Iniciação Cientifica com o projeto de Fabricação de Queijo de Coalho Probiótico, pelo IFRN.

Maria Tatiane Leonardo Chaves, Universidade Federal Rural do Pernambuco

Engenheira Ambiental pela (UFCG), com experiência na área de analise da água, participou dos projetos de Extensão " Segurança alimentar: Água de beber para saciar a sede e preservar a vida" e do projeto de extensão vinculado ou programa CCTA sustentável "Uso e ocupação do solo" , foi Bolsista PIBIC (CNPq) e bolsista de monitoria da disciplina de desenho técnico. E integrante do "Grupo de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos" (GPCTEA). Mestrado em andamento, em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural do Pernambuco, pelo Programa de Pós graduação em Engenharia Ambiental (PPEAMB) na área de concentração "Tecnologia e Gestão do Meio Ambiente, na linha de pesquisa, Gestão ambiental e de Recursos Hídricos.

Douglas Monteiro Cavalcante, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE (2018). Possui curso técnico profissionalizante em Técnico em Agropecuária com Especialização em Cana-de-açúcar pelo Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (2010). Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012). Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa - MG (2014). Atua na área de Manejo e Conservação do Solo e da Água e Recuperação de Áreas Degradadas, com pesquisas direcionadas à Mecânica da Erosão Hídrica do Solo - Erosão em Entressulcos e em Sulcos, avaliação e quantificação das características Hidrossedimentológicas de Bacias Hidrográficas - Produção de Sedimentos e Taxa de Entrega, Matéria Orgânica e Qualidade do Solo. Atualmente trabalha na linha de pesquisa: Alterações de Propriedades Edáficas em Diferentes Sistemas de Manejo, com ênfase no estudo do aporte e dinâmica da matéria orgânica do solo em ambiente semiárido.

Walker Gomes de Albuquerque, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina grande-UFCG (2005). É mestre em Engenharia Agrícola na área de concentração Irrigação e Drenagem, pela UFCG (2008). É Doutor em meteorologia na área de concentração Agrometeorologia (2012). Foi pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido -INSA (2012). Atuou como coordenador do Eixo Tecnológico Recursos Naturais do Curso Técnico em Agroecologia-ETER (2013). Atualmente, é Professor Adjunto I, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA) na Unidade Acadêmica do Centro de Ciências e Tecnologia Ambiental (UACTA) da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Campus Pombal. Atua como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais - PPGSA. Faz parte do grupo de pesquisa Núcleo de Águas e Meio Ambiente - NAMA. Possui experiência em Irrigação e Drenagem, Agrometeorologia , Gestão Ambiental , Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuária.

Weverton Pereira de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) 2017, Pesquisador no centro vocacional tecnológico (CVT) (UFCG), Pós-graduando em Gestão e Engenharia de Produção pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) 2018

Andreza Maiara Silva Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande-PB (2017) e Técnica em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2012). Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Meio Ambiente na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento da Prefeitura Municipal de Currais Novos-RN

Citas

ABDEL-SHAFY, H. I.; AL-SULAIMAN, A. M.; MANSOUR, M. S. M. Greywater treatment via hybrid integrated systems for unrestricted reuse in Egypt. Journal of Water Process Engineering, v. 1, p.101-107, abr. 2014.

Addinsoft, XLSTAT 2018: Data Analysis and Statistical Solution for Microsoft Excel. 2018.

ARUNBABU, V.; SRUTHY, S.; ANTONY, I.; RAMASAMY, E. V. Sustainable greywater management with Axonopus compressus (broadleaf carpet grass) planted in sub surface flow constructed wetlands. Journal Of Water Process Engineering, v. 7, p.153-160, set. 2015.

ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS-. Tanques sépticos - unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – projeto, construção e operação: NBR 13.969. Rio de Janeiro, 1997.

BEZERRA, A. M. S.; TRIGUEIRO, J. M. A; DANTAS, P.R.; SILVA, A. P. F.; ALBUQUERQUE, W. G. Caracterização de parâmetros físico-químicos de água cinza proveniente da lavagem de roupas em lavanderia comercial em pombal-PB. In: I CONIDIS, 2016, Campina Grande. Anais I CONIDIS. Campina Grande: Editora Realize, 2016. p. 1-8.

BAZZARELLA, B. B. Caracterização e aproveitamento da água cinza para uso não potável em edificações. 2005. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2005.

BRASIL, M. S.; MATOS, A. T. Avaliação de aspectos hidráulicos e hidrológicos de sistemas alagados construídos de fluxo subsuperficial. Eng. Sanitária e Ambiental, v. 13, n. 3, p. 323-328, 2008. 10.1590/S1413-41522008000300012.

BRASIL, M. S.; MATOS, A. T.; SOARES, A. A.; FERREIRA, P. A. Qualidade do efluente de sistemas alagados construídos, utilizados no tratamento de esgoto doméstico. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.9, p.133-137, 2005.

BRASIL. Resolução CONAMA N° 357 de 17 de março de 2005. Classificação de águas, doces, salobras e salinas do Território Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil Nº 053, págs. 58-63. 2005.

BRASIL. Resolução CONAMA N° 430 de 13 de maio de 2011. Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, n° 92 p. 89. 2011.

BRASIL. Resolução CONAMA Nº 307 de 5 de Julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, nº 136, p. 95-96. 2002.

CARDOSO, M. L. Tratamento de Efluente de Laticínio por Sistema Alagado Construído Híbrido. 2015. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2015.

CHAGAS, R. C.; MATOS, A. T.; CECON, P. R.; LO MONACO, P. A. V.; ZAPAROLLI, B. R. Remoção de coliformes em sistemas alagados construídos cultivados com lírio-amarelo (Hemerocallis fava). Engenharia na Agricultura, v.20, n.02, p.142-150, 2012.

ERIKSSON, E.; AUFFARTH, K.; HENZE, M.; LEDIN, A. Characteristics of grey wastewater.urban water, v. 4, n. 1, p. 85–104, 2002.

ESTEVES, F. A. Fundamentos de limnologia. 3.ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2011.

LIMA, F. T. Capacidade de Retenção e Dinâmica de um Wetland Construído no Tratamento de Águas Residuais. Dissertação (Mestrado em Aquicultura), Universidade Estadual Paulista – UNESP. 2011. 135f.

MAGALHÃES, P. C. O custo da água gratuita. In: Ciência Hoje, v. 36, nº 211, p.45-49, 2004.

OLIVEIRA, D. M. C.; PERALTA, A. H.; CARDOSO, M. L.; COSTANZI, R. N. Tratamento de Água Cinza Através de um Sistema Alagado Construído. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n.2, p. 48-64, 2015.

ORMONDE, V. S. S. Avaliação de Wetlands construídos no pós-tratamento de efluente de lagoa de maturação. 2012. 96f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Ambiental), Universidade Federal de Mato Grosso.

SANTASMASAS, C.; ROVIRA, M.; CLARENS, F.; VALDERRAMA, C. Grey water reclamation by decentralized MBR prototype. Resources, Conservation And Recycling, v. 72, p.102-107, 2013.

SARNAGLIA, S. A. A. Desempenho de um “wetland” vertical aplicado ao tratamento do efluente de um filtro anaeróbio em uma estação de tratamento de águas cinzas claras visando o reúso não potável em edificações residenciais. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo. 2014.

SILVA, C. H. R. T. Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Brasília: Núcleo de Estudos e Pesquisa, 2012.

SILVA, H. C. Tratamento de efluente proveniente da lavagem de resíduos de construção e demolição. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2016.

SINDUSCON-SP, Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas do Estado de São Paulo. Manual de Conservação e reúso de água em edificações, FIESP/CIESP/SINDUSCON. São Paulo, SP, 2005.

SOARES, A. R. F. S.; CORINGA, J. E. S. Influência dos resíduos da construção civil na recuperação de área degradada pela extração de argila. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL. 4. Artigo Eletrônico. Salvador. 2013. Disponível em: http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2013/VI-072.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2017.

VENSKE, F. Alagados construídos para tratamento de águas cinzas com meio suporte de resíduos de construção e demolição. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2017.

WUROCHEKKE, A. A.; HARUN, N. A.; MOHAMED, R. M. S. R.; KASSIM, A. H. B. M. Constructed Wetland of Lepironia Ariculata for Household Greywater Treatment. Revista Elsevier. V. 10, p. 103-109. 2014.

ZANELLA, L. Plantas ornamentais no pós tratamento de efluentes sanitários: Wetlands Construídos utilizando brita e bambu como suporte. 2008. 189 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

Reúso de água cinza tratada em sistema de alagado construído com resíduos da construção civil

Publicado

2019-01-01

Cómo citar

DANTAS, P. R.; CHAVES, M. T. L.; CAVALCANTE, D. M.; ALBUQUERQUE, W. G. de; MEDEIROS, W. P. de; BEZERRA, A. M. S. Reúso de água cinza tratada em sistema de alagado construído com resíduos da construção civil. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 62–68, 2019. DOI: 10.18378/rvads.v14i1.5819. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/5819. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

CIENCIAS AMBIENTALES

Artículos más leídos del mismo autor/a