EFEITOS ALELOPÁTICOS CAUSADOS PELO CAPIM BRAQUIARÃO (Brachiaria brizantha) NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA PALMEIRA DE BABAÇU (Orbignya Spp.)

Autores

  • Alessandro Costa da Silva
  • Danielli Firmo

Resumo

A palmeira de babaçu é um vegetal largamente utilizado pelas famílias de pequenos agricultores familiares no interior do Maranhão. A larga expansão da pecuária bovina na região provoca a substituição de florestas e babaçuais por pastos de capim Braquiarão (Brachiaria brizantha) cujos efeitos alelopáticos sobre o desenvolvimento de alguns vegetais já foi descrito por vários pesquisadores. O amarelecimento e morte de mudas e a queda na produtividade das palmeiras adultas ultimamente observadas na região do Médio Mearim – MA levantou a hipótese de que o capim braquiarão estaria exercendo algum efeito inibitório sobre o desenvolvimento da palmeira de babaçu. O presente estudo teve como objetivo observar o desenvolvimento de mudas de babaçu em substrato contendo várias concentrações de capim braquiarão e posterior análise dos teores de macronutrientes das plantas, visando à detecção de possíveis efeitos alelopáticos exercidos por B. brizantha sobre as mudas de babaçu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-09-22

Como Citar

SILVA, A. C. da; FIRMO, D. EFEITOS ALELOPÁTICOS CAUSADOS PELO CAPIM BRAQUIARÃO (Brachiaria brizantha) NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA PALMEIRA DE BABAÇU (Orbignya Spp.). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 01–07, 2008. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/138. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

NOTA TÉCNICA