Análise da qualidade microbiológica de café solúvel comercializado em supermercados de Pombal

Autores

  • Everton V. da SILVA
  • João F. S. NETO
  • Fernanda dos S. N. de MELO
  • Alfredina dos S. ARAÚJO

Resumo

O café é uma bebida produzida a partir do fruto maduro de espécies conhecidas do gênero Coffea, nas quais se destacam a Coffe arábica, Coffe libérica e Coffe robusta. Atualmente o café é uma das bebidas mais conhecidas e consumidas em todo o mundo e o Brasil destaca-se nesse meio como um dos grandes produtores das diversas variedades de grãos existentes. No Brasil, o café é comercializado de diversas formas, desde produtos mais tradicionais como o café fino, extra forte à outros mais sofisticados como o solúvel, descafeinado e ao leite. Pensando nesse vasto comércio, analisou-se a qualidade do café solúvel comercializado em Pombal – PB, para isso, coletou-se 3 amostras indicativas,  de 3 marcas diferentes (C1, C2 e C3), com 3 repetições cada, estas apresentando datas de validade e lotes diferentes. As análises microbiológicas foram realizadas no Laboratório de Microbiologia de Alimentos do CCTA/UFCG do Câmpus de Pombal- PB. Os parâmetros analisados foram coliformes à 35°, coliformes à 45° e pesquisa de Salmonella sp., utilizando metodologia descrita por LANARA (1981).  Para coliformes a 35°, os valores médios encontrados foram de 8, 25 e 108 NMP/g, para as amostras C1, C3 e C2, a presença desse microrganismo não indica necessariamente a presença de contaminação fecal recente ou a ocorrência de enteropatógenos, sendo assim, a presença de um número elevado de coliformes à 35 °C pode indicar manipulação excessiva do café, manipulação em condições precárias de higiene, condições inadequadas de temperatura de armazenamento e/ou manejo inadequado por parte dos manipuladores. Em todas as amostras não foi detectada a presença de coliformes à 45°C e Salmonella sp. Os resultados microbiológicos obtidos mostraram-se de acordo com a RDC n°12 de 2001, concluindo-se que as amostras de café solúvel comercializadas nos supermercados de Pombal apresentam condições sanitárias satisfatórias, portanto próprias para o consumo humano, sendo assim podemos ressaltar que as condições de manipulação e as boas práticas foram adequadas, comprovando a qualidade dos produtos e consequentemente a segurança do consumo.

 

Palavras-chave: coliformes à 35°C, coliformes à 45 °C, Salmonella sp., café solúvel,contaminação.

Biografia do Autor

Everton V. da SILVA

LMA/UATA/CCTA.  Engenharia de Alimentos do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar – UFCG – Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Pombal, 58840-000. Pombal-PB.

Downloads

Publicado

2012-03-03

Como Citar

SILVA, E. V. da, NETO, J. F. S., MELO, F. dos S. N. de, & ARAÚJO, A. dos S. (2012). Análise da qualidade microbiológica de café solúvel comercializado em supermercados de Pombal. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 1(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/1004

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>