Análise microbiológica de saladas servidas em restaurantes da cidade de Pombal - PB

Autores

  • Magno S. ARAÚJO
  • Maria do S.A. RODRIGUES
  • Rayvglimar A. dos S. SILVA
  • Wiaslan F. MARTINS
  • Alfredina dos S. ARAÚJO

Resumo

Uma alimentação balanceada traz harmonia e equilíbrio para o nosso organismo. Para isso se faz importante incluir saladas no cardápio, pois são ricas em nutrientes que ajudam a melhorar o funcionamento do nosso organismo e são de fácil e rápida digestão. As saladas cruas são alimentos que apresentam um alto risco de contaminação microbiológica que pode acontecer desde o plantio até a distribuição nos restaurantes, com isso as condições higiênico-sanitárias do seu preparo são indispensáveis, pois a manipulação incorreta comprometerá a sua qualidade final. Em virtude disto, o seguinte trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica de saladas cruas servidas em três restaurantes “self-service” da cidade de Pombal-PB, analisadas quanto aos seguintes parâmetros: Coliformes à 35ºC e a 45ºC, pesquisa de Salmonella e Escherichia coli, utilizando metodologia descrita por LANARA (1981).  Foram coletadas amostras, com cinco repetições cada, perfazendo um total de 15 amostras. As amostras coletadas foram transportadas sob refrigeração para o Laboratório de Microbiologia de Alimentos do CVT/UFCG - Campus Pombal. Após a análise dos resultados e da comparação dos mesmos com a legislação em vigor, foi verificado que em 100% das amostras, o grupo coliformes a 35ºC apresentou NMP/g >1100, em 40% das amostras, o grupo coliformes a 45ºC apresentou NMP/g >1100. Observou-se também que 100% apontaram presença de Salmonella sp e 66,6% contaminação por Escherichia coli, Esses resultados demonstram, de maneira geral, o risco potencial que o consumo de saladas cruas em restaurantes da cidade de Pombal oferecem à saúde do consumidor, decorrente da má qualidade da matéria-prima, nem sempre higienizada e sanitizada corretamente, além da manipulação e higiene inadequados.

Biografia do Autor

Magno S. ARAÚJO

Mestrando em Sistemas Agroindustriais do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar – UFCG – Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Pombal, 58840-000. Pombal-PB.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

ARAÚJO, M. S., RODRIGUES, M. do S., SILVA, R. A. dos S., MARTINS, W. F., & ARAÚJO, A. dos S. (2011). Análise microbiológica de saladas servidas em restaurantes da cidade de Pombal - PB. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 1(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/947

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>