Avaliação nutricional de escolares da cidade de Governador Valadares-MG

Autores

  • Ana C. A. MORAIS Universidade Federal da Paraíba
  • Amanda D. CABRAL Universidade Federal da Paraíba
  • Camila R. A. SIQUEIRA Universidade Federal da Paraíba
  • Carolina T. NACIMENTO Universidade Federal da Paraíba
  • Juliana B. B. SANTOS Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O estado nutricional de uma criança possui papel fundamental para que seu crescimento seja progressivo. Logo, alterações de déficit ou excesso implicam em riscos potenciais de agravos à saúde dessas crianças, bem como em futuros problemas de relações interpessoais e funcionais dentro da comunidade. Este trabalho avaliou o estado nutricional de escolares, utilizando variáveis antropométricas, particularmente o peso e a estatura em associação com a faixa etária e com o gênero. A população estudada foi composta de 71 crianças de seis a nove anos, sendo 37 crianças com seis anos, 30 crianças com sete anos, três crianças com oito anos e uma criança com nove anos, matriculadas na Escola Municipal Pio XII em Governador Valadares-MG. A massa corporal foi obtida com os escolares descalços em uma balança digital. Para a medição da estatura, foi utilizada uma fita métrica. A idade foi obtida pela ficha cadastral dos alunos. Foi calculado o índice de massa corporal (IMC), no diagnóstico, foi observada a tabela da OMS 2007, utilizando IMC por idade (IMC/I), altura por idade (A/I) e peso por idade (P/I). A partir dos resultados obtidos, foi realizada intervenção nutricional através de uma palestra para os alunos. A prevalência de crianças com IMC/I adequado foi de 81,7%. Crianças com baixo peso apresentaram um percentual de 4,2%, com sobrepeso 8,5% e com obesidade 5,6%. A faixa etária de seis anos obteve a maior prevalência de baixo peso (5,4%). Com relação à eutrofia, a prevalência encontrada nas crianças com faixa etária de sete anos foi de 90,0%, com seis anos foi de 78,4% e com oito anos foi de 66,7%. Sobrepeso foi encontrado nas crianças na faixa etária de seis anos (8,1%) e sete anos (6,7%). Encontrou-se obesidade apenas nas crianças com seis (8,1%) e nove anos (100,0%). Com relação a A/I adequada foi encontrado 97,2% e com baixa estatura em apenas 2,8%. 97,3% das crianças com seis anos apresentaram A/I normal, com sete anos foi encontrado 96,7%. Todas as crianças com oito anos e a criança de nove anos, apresentaram altura normal.  A prevalência de crianças com P/I adequado foi de 84,5%, com peso baixo para idade foi de 1,4% e com o peso elevado foi de 14,9%. A caracterização da situação nutricional das crianças aponta um alto valor de obesidade devido ao elevado consumo de alimentos gordurosos e falta de atividade física, agravando a saúde das crianças.

Biografia do Autor

Ana C. A. MORAIS, Universidade Federal da Paraíba

Engenho Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2003), mestrado (2004), doutorado (2009) e pós-doutorado (2010) em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar da Universidade Federal de Campina Grande. Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e na Fisiologia Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças, nos seguintes temas: Bioquímica de Alimentos, Processamento Mínimo, Tecnologia de Conservação , Qualidade e Armazenamento de Frutas e Hortaliças.

Downloads

Publicado

2012-03-04

Como Citar

MORAIS, A. C. A., CABRAL, A. D., SIQUEIRA, C. R. A., NACIMENTO, C. T., & SANTOS, J. B. B. (2012). Avaliação nutricional de escolares da cidade de Governador Valadares-MG. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 1(1). Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/1022